29 de novembro de 2010

Tantos Caminhos: a festa continua - parte XIV

E como o mês é de festa, divido com vocês um texto de uma amiga muito querida, a Andrea do Blog Andrea Pagano.
  

Uma questão de comunicação...


A comunicação é algo incrivel... Fico analisando em forma e conteúdo como as pessoas andam se comunicando e isso me deixa confusa... Tão complexo ficou o ato de se comunicar!

Percebo que quando vou escrever tenho dificuldades nas palavras, em traduzir o que penso e isso me deixa incomunicavel,porque me preocupo mais com a forma, do que com o conteúdo, com quem e como... Sinto ter tantas coisas aqui trancadas, para serem analisadas, compartilhadas, criticadas ou até para que sirvam de conforto e não sei como falar, para quem e qual o momento... E elas ficam pesando e se embolando e os pensamentos ficam me gerando confusões e dúvidas... Então, fico procurando sintonizar as pessoas, pessoas através dos seus textos e das sua imagens (ou videos) para que eu possa encontrar-me ou encontrar um meio de comunicação...

Vasculho na leitura quase que diária dos blogs, dos livros, de diferentes tipos de comunicadores, diferentes idades, mundos, realidades, pessoas que se expressam em momentos, andares diferentes, porque estão vivendo em situações adversas, como se tivesse que haver pessoas certas para sua linha de comunicação...

Isso é comunicar-se?

Procurar pessoas como em uma rádio: Agora preciso de musicas lentas, não tem que ser as gritadas, calmas agora por favor, pauleiras forever, precio relaxar numa instrumental...Comunicar seria no meio do turbilhão dos sons e da tempestade de palavras, ter a sensibilidade para ficar procurando gente para comunicar-se?

Será que precisamos fazer tantos desenhos, usar tantas imagens para sermos definidos porque não conseguimos mais nos comunicar? Será que não nos comunicamos bem quando não usamos belas palavras ou palavras que ninguem entende?

Porque tantas pessoas acham maravilhosos textos que ninguem entende?

(Ou sou eu que não entendo esta comunicação, que mundo será que vivo ou ando vivendo...)

Fico lendo textos que não entendo, será um enigma? Será que eu preciso descifrar a pessoa, para me "plugar" (tipo Avatar) depois enfim poder me comunicar?

Que coisa complicada virou esse negócio de comunicação...

Dirija-se ao amigo do balcão B, q u e  e s t a  a s s i m  n o  m e s m o  r i t m o,  mande um e-mail, pegue uma senha.. Afinal ele anda um bocado ocupado demais com essas coisas ultra modernas e não pode simplesmente conversar! O que é conversar afinal sem um grande título, prefácio, indice, e até vocabulário ou dicionário, sei lá,  vc já fez o seu indice para falar com seus amigos, os amigos tem capa, contracapa, e muitos índices, qual voce deseja, pois não podemos "jogar" palavras fora, "bater papo" quem foi o louco que bateu em tão sintuosas palavras???


Não serve também  frases de clichê (o que é um cliche), cuidado com eles, não é também de bom tom... Pois tem as REGRAS para a comunicação escrita ou falada, não pode pensar assim igual todo mundo, se não o nome é clichê e não o nome que você queria falar, você na verdade não pode usar essas palavras por que muita gente já usou...Então tem o problema de palavras muito USADAS... então a p...ou o michê das palavras,na verdade é o clichê, notou que o som é o mesmo para você não se confudir... Diga com quem tú escreves que te direi quem tú és... Sentiu que fiz as duas coisas na mesma frase, o clichê e a dica (ma não pode).

Mas, por que só aparece na empresa pessoas cuja comunicação é polida por embalagens (lindos laços) e hipocresias, os verdadeiros sempre são os maus comunicadores? Pessoas que usam palavras simples ou fora de concordância são motivos para o Rei da Cocada Preta, ilustrar sua palestra motivacional..."Ah nosso faxineiro teve a brilhante idéia de aumentar o orifício da pasta de dente..." 

Aplausos para o cara que falou do FAXINEIRO!

Precisa mudar o tom, o ritmo, a melodia, precisa mudar a orquestra toda, ser um compositor, um maestro... Ai sim tera peso e valor (mesmo que ninguem continue não entendendo, como as óperas, duvido que metade entenda!)

E a imagem não conta? Conta! Uma pessoa merecerá ser escutada se nela estiver o bonito, o alegre, o bem relacionado, o corretinho, o patinho bem  embrulhadinho, certinho, limpinho... Pessoas corretas são pessoas  inteligentes,cultas, sempre estão bem penteadas, alisadas,chapadas, equilibradas e maquiadas.

Precisam estar assim para  participar dos mais seletos grupos, os grupos dos que falam bonito e equilibradamente bem...


Isso é comunicação?

Porque precisamos de tantos artificios para se chegar um ao outro, porque precisamos de tantos aparelhos e essa parnafenalha toda de pods e pods se não pode nada!

Será que não tem gente ainda vivendo por tras dos fios, dos cabos, do dicionário, do lúdico, do abstrato, do surreal do magestral ou todas essas besteiras que as pessoas inventam para parecerem melhores que as outras e no fim de melhor não tem nada, porque não conseguem mais a comunicação afetiva, o olhar profundamente o outro?

Será que temos que nos vestir de andróides para sermos escutados, Será que nossos olhos, nossa temperatura não nos mostra o suficiente para que possamos nos comunicar?

Ah isso são para os animais... Então eu sou um animal, pois a comunicação atual esta me tornando incomunicável!

Então precisamos estudar muito e sermos intelectuais para achar que o arroz com o feijão é delicioso?
Não, seria necessário comentar isso numa rodinha neo liberal ,numa mesinha rústica de mil reais, com a toalhinha de chita "charmosa",  num restaurante tipicamente "rustico" para que isso tenha causa e efeito?

Ou preciso de sorrisos pós laser, brancos radiante, o  falar manso e brando, parecer-me sempre disposta e de bom humor, pois os mau humorados também são seres que não podem comunicar-se (é Dunga não pode)!

Não pode nada, melhor só olhar nos olhos, olhos pelo menos acho que todo mundo tem igual!


(Sintonizando rádios desses brilhantes blogueiros: Lia Araujo, Gilmar Morais, Robson Scheneider Albuq, entre outros...)

29 comentários:

Anônimo disse...

Nos comunicar é sempre preciso! Diminui as distancias!


Você sabia que mais comum do que a maioria das pessoas imaginam, o Transtorno de Déficit de Atenção afeta uma média de 5% a 10% da população infanto-juvenil?
Quer saber mais sobre o assunto? Venha ler a matéria da Carmem.

Receba o nosso abraço carinhos

She disse...

Muito bom, como sempre, os textos lá são sempre maravilhosos, beijo, beijo para as duas! ;)
She

Denise disse...

Texto forte e muito bom, pq comunicou...talvez falte a espontaneidade e especificidade na comunicação - a gente acaba envolvido pelas regras, não tem faxineiro por perto, e entra na dança.
Palavras nem sempre ajudam, muitas vezes é um toque, um menear de cabeça, o sorriso, o aperto de mão ou o olhar dentro do nosso que fala mais alto. Mas não podemos esquecer que vivemos em interação, e comunicar-se não é tarefa fácil(disso já sabemos), e segundo alguns conceitos, a comunicação é de responsabilidade do comunicador - o que explica o valor de ser específico, claro, espontâneo, talvez...
Outra escolha muito boa, Isa, faz a gente pensar em como está - ou não - se comunicando, e o que pode ser mudado.
Um bjo, uma ótima semana!

pensandoemfamilia disse...

Olá
Boaescolha, esta temática é bastante complexa, mas não temos como não comunicar. Até quando nos omitimos, estamos comunicando.
bjs
Obs. Hoje a querida amiga Giovanna nos relataa sua infância.
bjs

Giuliana: disse...

Isa,

Estou adorando essa sua festa, cada texto melhor que o outro. Adoro vir aqui, ler e depois ficar refletindo e analisando o que preciso mudar para melhorar. =]

Beijos.

Palavras Vagabundas disse...

Ola, oportuna discussão! Eu também não entendo por que tantas pessoas acham maravilhoso textos que ninguém entende? Acho que na verdade não lêm e não refletem sobre, só aplaudem e elogiam , pois precisam fingir que estão se comunicando...rs
abs
Jussara

orvalho do ceu disse...

Oi, queridas
A que escreve com alma: gostei do que fala dos olhos...
O essencial é mesmo invisível aos olhos...
E creio que a comunicação se faz mais pelo que não se vê tão explicitamente...
A quem publica: parabéns pela seleta coletânea.
Bjs de paz às duas.

Eu disse...

Oi Isa... Eu já havia passado por aqui com o blog do Espaço Aberto e lido a sua rica postagem...
Você é mestre em se comunicar bem!

Não sou de deixar recados colados em blog, mas esse é por uma boa causa.
Fiz parcerias com amigos e gostaria de saber a sua opinião sobre o trabalho.
Aproveito para te deixar um beijo carinhoso e o desejo de uma semana muito especial!

Maria Célia disse...

Olá Isa
Muito bom o texto da Andrea. Pra mim comunicar é tão difícil, já fui pior, hoje bem mais velha, tô me saindo melhor, conseguindo me fazer entender.
Como ela disse são tantas
regras, não pode isto, pode aquilo, isto é clichê, isto não é de bom tom, e por aí vai.
Bjo

Beatriz - Jubiart disse...

Você acabou de se comunicar!

Vc já leu um livro (meio antigo) "O Corpo Fala"? Porém muito informativo, não lembro o autor. Ao término do seu texto me reportei a ele num piscar de olhos...
Na minha "achologia", ainda vamos descobrir muito mais forma de nos comunicarmos, só não sei se será verdadeira como o seu texto.

Uma semana de harmoniosa p/ vc.
Bjs.
Bia.

♪ Sil disse...

Isa, tão querida!!!!

Belo texto.

E sabe? Eu acho que até no silêncio a gente se comunica.

Um abraço gigante!!!

lis disse...

Oi Isa
Um texto completo da Andrea sobre essa difícil arte da comunicação.
Hoje está bem falha, fomos ficando introspectivos e as geraçoes futuras ? será que há jeito? rs
vou dar um pulinho no blo da Andrea,

deixo um grande abraço

Nilce disse...

Sensacional o texto Isa.
Falar de comunicação e conseguir se comunicar foi o que ela conseguiu com este texto.
Muito bom!
Parabéns pela escolha. Parabéns à autora.

Bjs no coração!

Nilce

Daniel Savio disse...

Comunicação depende troca, você receber algo, processar com o seu conhecimento e agregar algo de valor de volta fonte de origem...

E boma escolha de post.

Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.

Cris França disse...

a gente precisa de mais gente de coragem, se ser apenas quem é, porque na comunicação tem uma regra simples, é que a simplicadade fala á todos.

bjs querida e acho que vc não viu, mas deixei um selinho ontem para vc, mas é total flex tá...rs bjs

Valquíria Calado disse...

Olá Isa, vim deixar um abraço e conhecer seu espaço.

...VEM DE DENTRO UMA FORÇA MAIOR
CRIANDO POSSIBILIDADES NAS IMPOSSIBILIDADES
NOS LEVANDO A VOAR NOS SONHOS
FLUTUAR NAS INCERTEZAS
ULTRAPASSAR LIMITES
IR ALÉM,
NOS LUGARES ANTES NUNCA IMAGINADOS
ROMPENDO AS CADEIAS.
QUEBRANDO OS GRILHÕES
SENDO VITORIOSO
REALIZANDO SONHOS

Néia Lambert disse...

Maravilhoso texto! merecidamente aqui postado.
Beijos

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Isa querida

Ninguém é uma ilha ... ou não deveria ser ...
Toda a vida é feito de códigos, de comunicação,tudo pode nos dizer algo.
Basta querer saber.

Beijos
Fátima Guerra

Mimo Chic disse...

ë muito boa essa divulgação, um aprendizado!
Muito bom estar dividindo e compartilhando essas somatórias com vc, doce Isa!
bjs
Lulu & Sol

Ester disse...

Oi Isa!

Belo texto da Andrea, ela escreve bem, pena que não tem muito tempo para se dedicar a escrever no blog..


Mandei um email vc recebeu?? Coloquei seu nome no amigo secreto.. ok?!

Mi Satake disse...

Oi Isa!

Ta tdo mundo curtindo essa confraternização essa festa boa do Tantos CAminhos!
E comunicação...è tudo né?
Expressar-se. Seja falando, olhando, gesticulando...
Sempre!

Beijos

Beth/Lilás disse...

Muito bom o texto da Andrea!
Ontem mesmo eu conversava com o marido sobre isso, gente que fala muito e os que não falam quase nada, mas sabem muito.
Nem sempre os que falam ou escrevem muito rebuscadamente têm uma mensagem verdadeira e que os outros ouvem de verdade.
bjs cariocas

Ester disse...

Oi Isa,

Esse amigo secreto é igual o outro com a diferença que só faremos a postagem no dia 12/12.

Enviarei até sexta-feira o nome do amigo secreto, ok?!


Bjs ")

Madame Mim disse...

Olá Isa,
Não poderia deixar de passar, mesmo agora as quase 3 da manhã (cheguei a pouco) para agradecer esta linda homenagem e carinho!
Obrigada mesmo.
Sinto falta de ler e escrever, este mes de dezembro o Carlos saiu de férias e acredito que a partir de hoje vou conseguir ler ou escrever algo (assim espero)
Espero que vc esteja bem de saúde, mente e corpo em paz e que Deus esteja guiando sua família.
Meus sincero abraço e devolve-lhe seu carinho em bons pensamentos e desejo de que faça muitos anos de blog aqui e fora daqui sendo essa pessoa generosa com os demais...
Bjs
Andrea Pagano

Madame Mim disse...

Queridos que aqui comentaram:
Quero agradecer todos que aqui registraram em seus comentários, especialmente os que gostaram do texto, meu muiito obrigada. Sinto-me honrada por ter tido um texto meu publicado neste blog, de nossa amiga Isa, uma pessoa tão sensata e humana com ela...

Gostei de ter participado desta forma, desta comemoração, pois estou muito ausente do meu blog, mas felizmente não fui esquecida ainda...(Ufa! rsrrss)

Grande beijo a todos e espero sinceramente colocar a vida em dia para voltar a escrever e ler.

Fiquem com Deus acima de tudo!

Mari disse...

Verdade Isa,

A comunicação é algo que tem fugido ao entendimento da gente.
Muitas pessoas lêem mas não lêem, não param para refletir, e esquecem que discordar é de fato um modo de fazer a reflexão mais dinâmica.
Ótimo texto!
Um beijo

eder ribeiro disse...

Os olhos falam uma língua comum a todos nós e que poucos conhecem, o amor. Bjos.

Mônica Suñer disse...

Muit bom, você se comunicou! Será mesmo que algumas pessoas querem se comunicar ou estão apenas interessadas em um discurso para si mesmos? Bjs

VELOSO disse...

Parabens pela seleção desse texto e a Andreia pela forma direta de escrever!