21 de junho de 2010

Vida Simples - Blogagem Coletiva - Tema Livre

Esta é a nossa última semana da blogagem coletiva, Vida Simples, proposta pela Mila (Mila´s Ville) e diferente das semanas anteriores em que tínhamos um tema definido, essa semana o tema é livre.

Então vamos falar sobre simplicidade?


A simplicidade está em todo lugar, basta apenas saber olhar.

Ainda que o dia-a-dia seja uma correria só e que nem sempre tenhamos esse olhar tão atento, a simplicidade está a nos acompanhar.

Pausa: Essa semana fui à dermatologista, consulta de rotina, e ao me examinar, me perguntou se eu andava estressada, ou nervosa com alguma coisa. Eu rapidamente pensei, claro que estou estressada e nervosa, aliás, quem não está? Mas ao invés de responder isso, disse que estava tudo bem que inclusive estava de férias e feliz por estar mais pertinho da minha filha, cuidando da minha casa e perguntei o porquê da indagação e ela, calmamente, disse, que o meu couro cabeludo apresentava um leve descamação, mas que não era para me preocupar. Ok não me preocuparei, mas confesso que sai do consultório, pensando comigo mesma que assim não dava, que eu precisava dar menos importância as coisas, que não posso resolver os meus problemas e do mundo, que posso deixar de me irritar com atitudes com as quais não concordo, que posso tentar ser menos ansiosa, que posso praticar mais o ato de perdoar, as pessoas que conscientemente ou inconscientemente me fazem algum mal, que em muitas vezes é melhor que eu me cale, pois caso contrário farei besteira, mas vamos combinar que isso não é simples. Então, vamos voltar ao post.

Já que algumas coisas não são tão simples, o contraponto é que outras são simples e agradáveis e são com essas que quero ficar. É com o ato generoso de cozinhar e assim reunir toda a família, e o estar entre amigos que tenho a certeza de que querem o meu bem, e com eles gargalhar e brincar (se precisar falar sério falaremos) e o revisitar, as minhas mais doces lembranças e me alegrar por ter tido tantos momentos maravilhosos, na minha infância e adolescência. É saber aproveitar cada momento presente, pois o passado ficou em seu devido lugar e o futuro a Deus pertence.

E entre tantas coisas simples que estão ao nosso alcance posso ainda me lembrar com carinho de mais algumas:

Som da onda quebrando na praia
Noites de lua cheia
Almoço de domingo
Casa enfeitada com flores
Um livro
Sorriso de filha
Colo de mãe
Andar descalça
Palavras de pai
Ter um irmão
Família reunida
Abraço apertado
Breves momentos de silêncio
Mãos dadas
Amor de filha
Tarde de chuva fininha
Um dia de primavera
Olhar de cumplicidade
Um bocado de gentileza
Ouvir uma boa história
Ver o sol nascer ou se por






































 


33 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, tudo o que realçou é simplesmente lindo...
Tem tanta coisa simples que nos encanta e passa a fazer parte do nosso cotidiano para embelezá-lo.
Tenha paz, serenidade e simplicidade em seu coração.
Escolhi também pra mim "o amor de filha"... fihos e netos... Hum!
Abraços fraternos

Lu Souza Brito disse...

Olá Isa,

Também falei um pouco disso no meu, a nossa correria do dia a dia faz com que esqueçamos de SER. Mas sim, tem muitas coisas também do dia a dia que nos faz muito feliz. Eu adoro tudo isso que citou acima. Faz bem pro corpo, pra alma, pro coração.
Outro dia um amigo me disse que agora com 28 eu estava muito mais bonita e mais leve que quando tinha 20, isso porque eu agora sou mais natural, me aceito mais e cobro menos (de mim e dos outros). Bom isso né!
Quero agradecer pelo seu comentário do post da Beth, fiquei muito feliz. Essas gentilezas aquece o coração. Principlamente vindo de uma pessoa como você, com quem sinto enorme afinidade.
Beijos

lídia martins disse...

A vida poderia ser simples assim não é?




Obrigada pelo carinho, querida.

Beijos

Manuela Freitas disse...

Olá querida Isadora,
Gostei muito do teu post e de tudo que referes, como vida simples, mas cheia de conteúdo. Podemos mentalizar-nos para não entrar em ansiedade por tudo e mais alguma coisa, procurando um distanciamento de certas coisas, que não nos deixam indiferentes (para mim é por exemplo as notícias), mas a ansiedade acaba por estar sempre connosco! Basta referir as pessoas que mais amamos, que nos dão serenidade mas também aquela ansiedade de que lhe nada lhes aconteça, que sejam felizes, que estejam bem!...Para mim a ansiedade aparece sempre, só podemos doseá-la naquilo que nos é possível!
Beijinhos,
Manú

Lúcia Soares disse...

Isadora, as coisas que nos fazem feliz quase sempre são de graça, reparou?
Boa sua listinha, concordo com tudo!
Beijo e boa semana!

Gilmar disse...

Isadora,

Como você, também não abro mão da simplicidade!

Em cada uuma das coisas simples que você relacionou há significações de valores que nos norteiam, que ditam a índole. E a cada gesto nos fazemos seres melhores, engrandecidos na simplicidade da afetividade.

As "coisas simples" são o combustível que alimenta o que somos!

Grande abraço

Françoise disse...

Oiii Isa,
Estou achando graça pois me vi em seu post assim como falou do meu, ehhhh.... de verdade! Sempre quis abraçar o mundo dando conta de tudo e de todos e se por um lado isso era bom, por outro acabava com a minha saúde. Meu corpo também "rspondeu " e me avisou de diferentes maneiras e eu nem aí.
Hoje me sinto mais calma e apesar de produzir menos, vejo que vivo muito mais.
Aproveite com qualidade o tempo que também tem para deixar a vida passar junto das coisas que mais aprecia fazer, é isso que fará a diferença, tente ser menos exigente com você. Vai tirar de letra.

Quando finalizou seu post, lembrei do poema de Otávio Roth - Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. Lindo!!!

Abraço apertado e boa semana,
Beijo na Bia!

Anônimo disse...

É você tem razão! As melhores coisas da vida estão na simplicidade delas.

Bjs

Regina Coeli disse...

Oi Minha Querida Isadora,
Ainda bem que você conseguiu dar uma parada e refletir sobre o está acontecendo.
A vida é muito simples, nós é que muitas vezes consciente ou inconscientemente complicamos TUDO...
Que bom que você gosta da cozinha e de reunir as pessoas queridas...
Uma excelente saída para usufruir do simples!!!
Que a cada dia você possa colocar em prática na vida a simplicidade!!!
Muito bom seu post!!!Parabéns!!
Abração carinhoso.
Regina Coeli

Sandra Gonçalves disse...

me lembro de quando morava no interior e amava sair aos campos colhendo aquelas florzinhas que nascem em qualquer lugar, mas que tem na sua simplicidade muita beleza.
Que post lindo minha querida.
Somente olhos sensiveis podem sentir a beleza nas pequenas coisas...
Bjos achocolatados

Unknown disse...

Respondendo a sua pergunta n blog d meu livro. Não foi uma crítica mais para o prefácio do livro. Ele tb é escritor e meu amigo. rs
Linda blogagem!
Bjs! Amiga.

Sandra disse...

São essas coisas simples que nos fazem bem. Amei. Me identifiquei muito com esta postagem.
Parece que temos algo em comum, neta postagem.
Sandra

Sandra disse...

BOM DIA!
LINDA E BELA PARTICIPAÇÃO. CADA UM DE NÓS EXPRESSA DA MAIS DIVERSA FORMA AS NOSSAS SIMPLICIDADES DE VIVER A VIDA..COMEMORAR COM A MÚSICA, COM AS ARTES, COM AS FOTOS, ENFIM COM A SIMPLICIDADE. JÁ É VIVER A VIDA E ECOAR AS MAIS BELAS CANÇÕES E SENTIMENTOS.
A VIDA É MUITO SIMPLESEMNTE MESMO. POR ISSO ESTOU NESSA COLETIVA PARA NOS ENCANTAR COM OS FATOS E LEMBRANÇAS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS.
A SIMPLICIDADE DA VIDA NÓS FAZ BEM MAIS FELIZES.
NÃO É PRECISO O GLAMUR PARA NOS REALIZAR. EMBORA ALGUNS MOMENTOS ELES EXISTEM EM NOSSOS VIDAS. MAS AS DOCES LEMBRANÇAS DE UMA VIDA CURTIDO COM A LEGRIA E SIMPLECIDADE É O QUE VALE MAIS.
POR ESTE MOTIVO ESTOU COMPARTILHANDO COM VOCÊ ESTA VIDA SIMPLES.
http://sandrarandrade7.blogspot.com/
FICA O CONVITE PARA COMPARTILHAR ESTE MOEMTNO COMIGO.
CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Mari Amorim disse...

Olá amada,
quando simplificamos,somos mais felizes.
obrigada pelo carinho,excelente semana,com muita luz em teu caminho.
Boas energias,
Mari

Anônimo disse...

Sabe, Isa... Seu blog é como um ambiente tranquilo (tipo um oásis) que precisamos ocasionalmente visitar para repor as energias. Gosto muito das coisas que você escreve. Trazem serenidade, paz, coisas que às vezes no dia-a-dia nos fazem falta. Como você mesma diz: 'quem não anda estressado ultimamente?' Abraço carinhoso... Obrigado pela simplicidade.

Teresa Cristina Martins disse...

Querida Isadora, adorei o seu resgate a simplicidade. Precisamos disso, não vamos deixar que esse cotidiano maluco nos impeça de ver o belo e sentir as pessoas que amamos. beijos, adoro o seu blog, pois qnd li o título "Tantos Caminhos" me vi aqui.

legalmente loira... disse...

oi isadora,
linda participação!
adoro coisas simples elas tem um gosto gostoso é tão bom poder te-las.
bjos com carinho.

amiga meu blog tem hora que até eu fico com raiva dele rsrs
ela esta feito pela metade e moça que contratei sumiu affff e ai fica demorando a abrir mas tenha paciencia ela abre rsrsrs.
obrigada pelo seu carinho.

Beth/Lilás disse...

Será que a gente complica mesmo a vida, Isadora?! Mas, são tantas pessoas hoje em dia com estes ou mais sintomas, acho que sem querer nos vemos envolvidos nesse stress do dia a dia, mas a melhor forma para simplificar tudo isso, é justamente fazer o que você disse, rir, conversar, lembrar coisas boas, falar de coisas boas e toda essa listinha maravilhosa que você colocou abaixo.
Lindo post!
bjs cariocas

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

LINDO POST ADOREI TUDO QUE DISSE !
TEM COISA MELHOR QUE OUVIR UMA BOA HISTÓRIA?
BJIM

Unknown disse...

Oi
tô na blogagem coletiva, e vim aqui pra uma visita.
Adorei teu texto. A parte que vc conversa consigo mesma na saída da dermatologista foi maravilhosa! Muito legal teu post!

chica disse...

Quanta coisa bem simples que temopsa ao nosso lado e tantas vezes nem as vemos,não é? Lindo e adorei tua lista.beijos,tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Beijos minha linda.

Marcos disse...

Eu sempre falo que dermatologistas são os medicos que ganha dinheiro mais fácil, receitam sempre pomadinhas, nunca o problema tem solução e tratam frieiras como se fosse cirurgia cardiaca...

Bem, desabafei e que nenhum dermato me leia, nem mesmo os meus amigos...rs...rs.

Sou um paciente dermatologico com dermatite que vai e vem de acordo com meu stress.... e tem aparecido bastante....

Você foi danadinha, pagou a consulta para mentir para o medico? Ficou com medo de admitir que estava estressada... otimo isso heim!!! Não faça mais isso!! (bronca de irmão viu!)

Adorei sua lista de coisas simples... TODAS são ótimas, mas uma me chamou atenção... a chuva fininha a tarde.... sem claridade... e com um leve friozinho... embaixo de uma cobertinha vendo as gotas cairem no vidro.... pena que geralmente eu estou trabalhando nesse horário..rs...rs

bjs

Jaime Piedade Valente disse...

demasiado construtivo

Rozani disse...

Oi Isadora!
Gostei muito do seu post.Como é bom ver um bom filme e ler um livro.Sábado vi um filme muito bom, A Vida Secreta da Abelhas.Se vc ñ viu, veja...é bom demais!Agora estou relendo O Espantalho (Lurdes Gonçalves), é bem fininho e são várias estórias.E vou começar a ler Os Sofrimentos do Jovem Werther (J.W.Goethe). Tomara que eu goste.
Bjs,Rozani

Everson Russo disse...

Tudo que há de mais simples é melhor pra se viver...beijos de bom dia.

Misturação - Ana Karla disse...

Adorei a lista de coisas simples que estão ao nosso alcance.
Passei pra deixar um abraço.
Xeros

Anônimo disse...

Isadora, querida, voltei, e mais rápido do que eu mesma esperava, rsrsrs.
Essa coisa de vida simples não deu pra mim, hahahaha, sou impulsiva, inquieta, não consigo me ater a poucas coisas. Achei mesmo que daria certo, mas não deu, aliás, stress é a minha marca, rsrsrs.
Adorei a blogagem, o tema e as suas considerações.
Obrigada pelo apoio e pelo carinho.

Beijos pra ti!

She disse...

Oie, seu post ficou maravilhoso, adorei!
Lindona tem selinho pra vc lá no meu Cantinho, o nome do selinho é "Prêmio Dardos" e está no meu segundo post do dia 21/06, se quiser aceitar é só vc pegar lá, beijo, beijo!
She

Bordados e Retalhos disse...

Isadora é tão fácil ler a receita o difícil é colocá-la em prática. Amiga esse é um caminho que a gente precisa aprender todos os dias: levar a vida com mais leveza. Ficou muito verdadeiro o seu post. Bjs e um abraço carinhoso.

Anônimo disse...

Amada,se eu ñ engulo ela tinha metido a mão em mim,minha amiga dava duas de mim vc entendeu? Com certeza teria levado a moeda na boa.
Beijokas amada.

Irene Moreira disse...

Isadora
Foi tudo de bom e do mais simples e gostoso a sua apresentação.
Adorei tudo que falastes e mais ainda quando chegamos ao final e relaxamos com imagens tão acolhedoras, de uma simplicidade e beleza ímpar.

Beijos

Fátima disse...

Olá Isadora,
sua listinha está aprovadíssima, mas confesso que colocá-la em prática nem sempre é fácil, infelizmente.
Na simplicidade é que reside o mais forte e puro teor da essência.

Beijinho.