E como o mês é de festa, divido com vocês um texto de uma amiga muito querida, a Andrea do Blog Andrea Pagano.
Uma questão de comunicação...
A comunicação é algo incrivel... Fico analisando em forma e conteúdo como as pessoas andam se comunicando e isso me deixa confusa... Tão complexo ficou o ato de se comunicar!
Percebo que quando vou escrever tenho dificuldades nas palavras, em traduzir o que penso e isso me deixa incomunicavel,porque me preocupo mais com a forma, do que com o conteúdo, com quem e como... Sinto ter tantas coisas aqui trancadas, para serem analisadas, compartilhadas, criticadas ou até para que sirvam de conforto e não sei como falar, para quem e qual o momento... E elas ficam pesando e se embolando e os pensamentos ficam me gerando confusões e dúvidas... Então, fico procurando sintonizar as pessoas, pessoas através dos seus textos e das sua imagens (ou videos) para que eu possa encontrar-me ou encontrar um meio de comunicação...
Vasculho na leitura quase que diária dos blogs, dos livros, de diferentes tipos de comunicadores, diferentes idades, mundos, realidades, pessoas que se expressam em momentos, andares diferentes, porque estão vivendo em situações adversas, como se tivesse que haver pessoas certas para sua linha de comunicação...
Isso é comunicar-se?
Procurar pessoas como em uma rádio: Agora preciso de musicas lentas, não tem que ser as gritadas, calmas agora por favor, pauleiras forever, precio relaxar numa instrumental...Comunicar seria no meio do turbilhão dos sons e da tempestade de palavras, ter a sensibilidade para ficar procurando gente para comunicar-se?
Será que precisamos fazer tantos desenhos, usar tantas imagens para sermos definidos porque não conseguimos mais nos comunicar? Será que não nos comunicamos bem quando não usamos belas palavras ou palavras que ninguem entende?
Porque tantas pessoas acham maravilhosos textos que ninguem entende?
(Ou sou eu que não entendo esta comunicação, que mundo será que vivo ou ando vivendo...)
Fico lendo textos que não entendo, será um enigma? Será que eu preciso descifrar a pessoa, para me "plugar" (tipo Avatar) depois enfim poder me comunicar?
Que coisa complicada virou esse negócio de comunicação...
Dirija-se ao amigo do balcão B, q u e e s t a a s s i m n o m e s m o r i t m o, mande um e-mail, pegue uma senha.. Afinal ele anda um bocado ocupado demais com essas coisas ultra modernas e não pode simplesmente conversar! O que é conversar afinal sem um grande título, prefácio, indice, e até vocabulário ou dicionário, sei lá, vc já fez o seu indice para falar com seus amigos, os amigos tem capa, contracapa, e muitos índices, qual voce deseja, pois não podemos "jogar" palavras fora, "bater papo" quem foi o louco que bateu em tão sintuosas palavras???

Não serve também frases de clichê (
o que é um cliche), cuidado com eles, não é também de bom tom... Pois tem as REGRAS para a comunicação escrita ou falada, não pode pensar assim igual todo mundo, se não o nome é clichê e não o nome que você queria falar, você na verdade não pode usar essas palavras por que muita gente já usou...Então tem o problema de palavras muito USADAS... então a p...ou o michê das palavras,na verdade é o clichê, notou que o som é o mesmo para você não se confudir... Diga com quem tú escreves que te direi quem tú és... Sentiu que fiz as duas coisas na mesma frase, o clichê e a dica (ma não pode).
Mas, por que só aparece na empresa pessoas cuja comunicação é polida por embalagens (lindos laços) e hipocresias, os verdadeiros sempre são os maus comunicadores? Pessoas que usam palavras simples ou fora de concordância são motivos para o Rei da Cocada Preta, ilustrar sua palestra motivacional..."Ah nosso faxineiro teve a brilhante idéia de aumentar o orifício da pasta de dente..."
Aplausos para o cara que falou do FAXINEIRO!
Precisa mudar o tom, o ritmo, a melodia, precisa mudar a orquestra toda, ser um compositor, um maestro... Ai sim tera peso e valor (mesmo que ninguem continue não entendendo, como as óperas, duvido que metade entenda!)
E a imagem não conta? Conta! Uma pessoa merecerá ser escutada se nela estiver o bonito, o alegre, o bem relacionado, o corretinho, o patinho bem embrulhadinho, certinho, limpinho... Pessoas corretas são pessoas inteligentes,cultas, sempre estão bem penteadas, alisadas,chapadas, equilibradas e maquiadas.
Precisam estar assim para participar dos mais seletos grupos, os grupos dos que falam bonito e equilibradamente bem...
Isso é comunicação?
Porque precisamos de tantos artificios para se chegar um ao outro, porque precisamos de tantos aparelhos e essa parnafenalha toda de pods e pods se não pode nada!
Será que não tem gente ainda vivendo por tras dos fios, dos cabos, do dicionário, do lúdico, do abstrato, do surreal do magestral ou todas essas besteiras que as pessoas inventam para parecerem melhores que as outras e no fim de melhor não tem nada, porque não conseguem mais a comunicação afetiva, o olhar profundamente o outro?
Será que temos que nos vestir de andróides para sermos escutados, Será que nossos olhos, nossa temperatura não nos mostra o suficiente para que possamos nos comunicar?
Ah isso são para os animais... Então eu sou um animal, pois a comunicação atual esta me tornando incomunicável!
Então precisamos estudar muito e sermos intelectuais para achar que o arroz com o feijão é delicioso?
Não, seria necessário comentar isso numa rodinha neo liberal ,numa mesinha rústica de mil reais, com a toalhinha de chita "charmosa", num restaurante tipicamente "rustico" para que isso tenha causa e efeito?
Ou preciso de sorrisos pós laser, brancos radiante, o falar manso e brando, parecer-me sempre disposta e de bom humor, pois os mau humorados também são seres que não podem comunicar-se (é Dunga não pode)!
Não pode nada, melhor só olhar nos olhos, olhos pelo menos acho que todo mundo tem igual!