24 de julho de 2010

Criando Laços




Recebi como missão da querida Isa Mar do blog Vale do Sol Encantado repassar esse selo e a história por trás dele:

Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia deixado. Chamou cada um dos estudantes à frente da classe, um a um. Primeiro, contou a cada um como haviam deixado marca na vida dela e na da turma. Logo presenteou cada um, com uma faixa azul, impressa com letras douradas, na qual se lia: “Quem sou deixa marca.”
Por fim, decidiu fazer um projeto de aula para ver o impacto que o reconhecimento teria na comunidade. Deu a cada aluno mais três faixas azuis e lhes pediu que levassem adiante esta cerimônia de reconhecimento. E que deveriam acompanhar os resultados, ver quem premiou quem, e informar à turma no final de uma semana.
Um dos alunos foi ver um jovem executivo de uma indústria próxima e o premiou por tê-lo ajudado com o planejamento de sua carreira. Deu-lhe uma faixa azul, e colou-a em sua camisa. Em seguida deu-lhe as duas faixas extras e lhe disse: “Estamos fazendo em aula um projeto de... ‘reconhecimento’, e gostaríamos que você encontrasse alguém a quem premiar e lhe desse uma faixa azul.”
Mais tarde, nesse mesmo dia, o jovem executivo foi ver seu chefe que tinha reputação de ser uma pessoa amargurada, e lhe disse que o admirava profundamente por ser um gênio criativo. O chefe pareceu ficar muito surpreso. Então o jovem executivo lhe perguntou se ele aceitaria o presente da faixa azul e se lhe dava permissão de colocá-la em sua camisa. O chefe disse: “Bem…claro!” Então o jovem executivo pegou uma das faixas azuis e a colocou no casaco do chefe, bem sobre seu coração, e, oferecendo-lhe a última faixa, perguntou: “Poderia pegar esta faixa extra e passá-la a alguém mais a quem queira premiar? O estudante que me deu estas faixas está fazendo um projeto de aula, e queremos continuar esta cerimônia de reconhecimento para ver como vai afetar as pessoas.”
Nessa noite, o chefe chegou em casa, sentou- se com seu filho de 14 anos, e lhe disse: “Hoje me aconteceu algo incrível Estava no meu escritório e um de meus empregados veio e me disse que me admirava; então me deu uma faixa azul por me considerar um gênio criativo. Imagina! Ele pensa que eu sou um gênio criativo! Logo me pôs uma faixa azul que diz: “Quem sou deixa marca". Deu-me uma faixa extra e me pediu que encontrasse alguém mais a quem premiar. Quando eu estava dirigindo para casa esta noite, comecei a pensar a quem poderia premiar com esta faixa, e pensei em ti. Quero premiar a ti. Meus dias são muito agitados e quando venho para casa, não te dou muita atenção; grito contigo por não tirar boas notas e pela desordem em teu quarto. Por isso, esta noite, só quero sentar-me aqui e… bem… te dizer que és muito importante para mim. Tu e tua mãe são as pessoas mais importantes em minha vida. És um grande garoto e te amo muito!”
O garoto surpreendido começou a soluçar e a chorar, e não conseguia parar. Todo o seu corpo tremia. Olhou para seu pai e entre lágrimas lhe disse: “Papai, momentos atrás me sentei em meu quarto e escrevi uma carta para ti e para mamãe, explicando porque tinha tirado minha vida, e lhes pedia que me perdoassem. Ia me suicidar esta noite depois de vocês terem dormido. Eu pensava que vocês não se importavam comigo. A carta está lá em cima, mas não creio que eu vá precisar dela, depois de tudo o que conversamos.”
Seu pai subiu ao segundo piso e encontrou a carta, sincera e cheia de angústia e dor. No dia seguinte, o chefe regressou ao trabalho totalmente modificado. Já não estava amargurado, e se empenhou em fazer todos os seus empregados saberem que cada um deles faz a diferença. Por outro lado, o jovem executivo ajudou muitos outros jovens a planejarem suas carreiras, inclusive o filho do chefe, e nunca se esqueceu de recordar-lhes que eles deixavam marcas em sua vida. Ainda mais, o jovem e seus companheiros de classe aprenderam uma lição muito valiosa. “Quem és, deixa marca.”

Agora, eu repasso a faixa azul para você, que está sempre por aqui, lendo, comentando, compartilhando ,trocando. 
Receba essa faixa azul, com imenso carinho: "Quem és, deixa marca!!"

26 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Olá Isador
Como é importante a atenção e o reconhecimento. Atitudes simples para alterar a vida das pessoas.
Vou levar este laço, pois ele para mim representa algo que gosto imensamente de fazer: criar elos.
Bjs,

She disse...

É verdade... quem és, deixa marca, adorei, beijo, beijo querida!

Lis. disse...

Sinceramente... carioca...

Digo-te que tanto o sêlo quanto o texto tem tudo mesmo à ver com o metamorfose. E vale a pena lembrar que deixamos marcas tanto boas quanto ruins, em nós mesmos, nos outros, no meio em que vivemos, e até no mundo como um todo.

Algo bom para se pensar...

Françoise disse...

Oi Isa,
...que linda história, fiquei arrepiada.
Engraçado que recebi por e mail ontem uma mensagem bem parecida.
Obrigada pela faixa, levo com muito carinho e deixo meu abraço apertado.
Bom domingo!
Fran

Denise disse...

Que gostoso, Isadora, encontrar as fitinhas azuis aqui tb...criar laços é decisão do coração. Fiquei feliz por te ver compartilhando.

Um ótimo fds pra vc, bjos!

C@uros@ disse...

Olá querida Isadora, que bela história, um laço que faz a amizade!
As famosas marcas do aprendizado.

forte abraço

C@urosa

Luma Rosa disse...

Realmente, as pessoas só tomam consciência do quao são importantes na vida de alguém ou que essas pessoas lhe são importantes, em momentos cruciais. A convivência modifica, aprimora e só faz bem! Um gesto aqui e outro ali, tudo vai se encaixando e melhorando!! Parabéns pelo recebimento da faixa azul!! Levo um pedacinho comigo, afinal, sou nova por aqui!! :) Beijus,

Caca disse...

Olá, Isadora! Ví o seu selo e o post no blog da Norma (pensando em família) e vim dar uma espiadinha no seu blog. Gostei tanto que estacionei aqui. Uma belezura! Abraço grande. Paz e bem.

Dois Rios disse...

Querida Isadora,

Há pessoas que, ao invés de fazerem laços, fecham-se em apertados nós.

Creio que para deixarmos marcas em alguém precisamos, antes de tudo, atarmos laços de amor, afeto, solidaridade, generosidade e humildade.


Beijos,
Inês

eder ribeiro disse...

Já li este texto em outro blog, sinal que a marca se espalha, e por sinal, uma linda história. Bjos.

Milkshakedepalavrasdalu disse...

Oi, Isa!
Eu já recebi esse laço a uns meses atras da queria blogueira tb, Ester. Não foi em forma de selo, mas de vídeo. Mas igualmente valioso.
Agradeço o oferecimento e já sabe que eu e a Marcinha retribuimos ele a vc, com toda a certeza.
Eu nunca vi um coração tão generoso quanto o seu é, tantas vezes seguidas, não to dizendo só no nosso blog, mas por outros que passeamos, vc está sempre por lá tb.
Assim que der vou postar o selo e repassa-lo tb.
Bjs! Amigaaaaa.
Lu

★Isa Mar disse...

Adorei ver as fitinhas por aqui também,e vamos criando novos laços né amiga? beijos

Kyria disse...

E eu a recebo, obrigada Isaaa, bjs.

♪ Sil disse...

Isa, querida amiga.

Tinha lido sobre isso um tempo atrás, recebi pelo meu email, e choreiiiiiiiiiii feito criança (Eu choro pra caramba rs).
Um exemplo né?
Tantas coisas, pessoas a quem deveriamos passar isso, e tornar nossos dias, nossa vida melhor.

Um abraço Isa.
Gosto imensamente de ti!

Teresa Cristina Martins disse...

Oi Isa! Mesmo conhecendo esta história, gostei de reler. Essa semana, inspirada nesta história coloquei um mural na unidade de saúde que coordeno com envelopes contendo o nome de cada colaborador da unidade. É o mural do elogio, para que as pessoas possam ter uma comunicação positiva, e mais dizer ao colega o quanto o admira por algum motivo. Beijos querida e obrigada pelo carinho com meu blog!

Unknown disse...

Nossa, Isa
Que texto incrível, e extremamente profundo!
Quando falei no meu post "de reclamação" que precisamos sobreviver nessa selva urbana e nos sobra tão pouco tempo pras coisas realmente significativas, eu meio que falava disso aí.
O texto foi maravilhoso pra mim!

VELOSO disse...

Amiga cabei de enviar as tirinhas quando voltei para o blog encontrei seu comentário dá um toque se chegaram tudo bem andei tendo uns transtornos com os meus imail!

VELOSO disse...

Amiga texto muito lindo você já deixou marcas por aqui com sua amizade!

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Ô Isa, minha flor linda!
É com imenso prazer que aceito esta faixa, sinta-se agraciada com uma que te ofereço tbm!
Obrigada pelo carinho.
Tenho vc em meu coração.
Ótimo domingo pra vc.
Beijinhos.

Flores e Luz.

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Querida Isadora,
Agradeço por nos oferecer pétalas da sua alma em forma de palavras.
Feliz Dia do Escritor
Beijos
Fátima Guerra

Chris B. disse...

Isa,

Espero que tua pequena esteja melhorzinha. Envio muitas energias boas para ti amiga...através do pujá. Um beijo especial e um domingo feliz com ela bem melhor tenho fé.

Beijos nas duas princesas.

Chris B. disse...

Estou há um tempão com teu blog aberto só para ouvir as músicas que colocas aqui... que paz amiga!

É plena!

Um beijo.....

Graça Pereira disse...

Maravilhoso este texto..."Quem és, deixa marcas" sem dúvida...e o mundo é melhor porque tu existes.
Beijo carinhoso
Graça

Ivy disse...

Amiga, vim só te deixar um beijo pelo seu dia...

PARABÉNS!!!

Bjsss

Daniel Savio disse...

Realmente a faixa azul pode ser simbolica, mas o bem que ela faz não...

Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.

Sandra disse...

É uma bela e linda mensagem. Já recebi e postei outro dia. Nossas marcas ficam mpara sempre. Nossas atitudes também.
Carinhosamente,
Sandra