13 de julho de 2010

A Arte de Mentir

Sobre mentir: 1. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade. 2. Errar no que diz. 3. Induzir em erro. 4. Dizer mentira, enganar.

Algumas pessoas sabem contar história como ninguém, outros aprimoram-se na arte de contar mentiras. Abram as cortinas, pois o espetáculo vai começar!

Talvez possamos dizer que a arte da mentir seja assim como uma virtude às avessas. O espetáculo começa e segue-se com ele, aconteça o que acontecer. Máquinas digitais, filmadoras, celulares. Luzes! Posa-se sem medo de encará-las. A maquiagem encobre, dissimula e permite que o contador de mentiras continue. É preciso coragem, para ao findar o espetáculo, retirar a maquiagem, fitar-se no espelho e não sentir constrangimento, arrependimento ou mágoa.

Isso é um espetáculo! É imaginação, sonho. Tá, então podemos entender que essas “mentirinhas” contadas são simples e ingênuas. Seriam do tamanho PP? Ok.

Podemos classificar, a partir do tamanho? Se combinam ou não?

Alguém entra em uma loja e trava os seguintes diálogos com a vendedora ou vendedor:

- Oi, boa tarde. Será que você pode ajudar? Ganhei de presente uma mentira tamanho G, porém ficou enorme e preciso trocá-la. Você tem mentira tamanho M?

- Oi, você pode dar um pulo aqui? Experimentei essa mentira marrom, mas não combinou com meu tom de pele. Você pode trazer essa mesma mentira, mas em azul? Acredito que ficará melhor.

Mentira não serve, não nos cabe de tamanho algum e muito menos combinam conosco. No máximo aceitamos uma mentira tamanho PP vinda dos pequenos que, ainda, estão na fase de formação e consolidação do caráter.

E presente mentira? Nem pensar! É aquele que vem em uma grande caixa, muito bem ornamentado, com um lindo laçarote e quando você abre sai o seguinte: eu menti sim, mas era para que você não ficasse triste. Muito obrigada! Volta pro mar oferenda!

O ato de mentir fere um dos pilares que sustenta qualquer relação: a confiança.

A confiança faz com que deixemos de questionar se algo é verdadeiro ou não. Nós apenas consideramos, damos crédito, em função da previsibilidade do comportamento. Quando confiamos em alguém somos capazes de entregarmos um cheque em branco assinado.

Perder a confiança é como o apagar das luzes. É o final de um espetáculo e não haverá oportunidade de apresentar o segundo ato.

35 comentários:

Mari disse...

Isa queridona...

Estamos em sintonia...também falei no cantinho sobre esta danada!
Beijo e boa tarde procê!

Tati disse...

Nossa Isa, escrevi sobre isso faz um tempinho. Tenho uma amiga de muitos e muitos anos, que mente demais. Amo esta pessoa, com quem vivi grandes histórias da minha vida, mas não confio. É triste demais. Nada do que ela diz me soa verdadeiro. Duvido de cada palavra. Sinto muito, mas não dá.
Te entendo perfeitamente. Confiança é construída pedra a pedra, e derrubada com um único toque, como um caminho de dominós.
Beijos.

Lis. disse...

Muito bom seu texto carioca, vejo nele um profissionalismo de quem leva realmente a sério o que faz.

Agora, verdade é verdade, e já me disseram que a mentira é o caminho mais curto que existe para se alcançar um objetivo.

Felizmente, descobri uma coisa bem gostosa por ser adepto a verdade. Posso contar milhares de histórias centenas de vezes para a mesma pessoa, ou para qualquer um.

Sendo a verdade uma só não tenho necessidade de desgastar-me esforçando-me para lembrar o que disse. Isso confere a qualquer um a liberdade que se necessita para ter sobretudo, a consciência limpa.


Bom fim de tarde.

Bordados e Retalhos disse...

Isa muita verdade nesse texto fácil de ler e mais facil aindad e entender. Afinal a gente se depara todos os dias com mentirosos de plantão. Bjs amiga

Sandra Gonçalves disse...

mentir é realmente uma arte, não das melhores, mas das mais dificeis...
Porem mentira é mentira neh amiga e nunca é aceitavel.
Mas é muitissimo ruim.
Bjos achocolatados

Hod disse...

Oi qurida Isa, brilhante texto!!
Sobre mentir aprecio demais as palavras de Nietzche, ele diz:
" A mentira exige muita invenção, dissimulação e também memória

Beijoss pra vc.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI ISA
FAZER A MANUTENÇÃO DE UMA MENTIRA DA TANTO TRABALHO ,QUE É MELHOR FALAR A VERDADE SEMPRE!
EU ACHO MUITO TRISTE PESSOAS QUE MENTEM, POIS CONSTROEM SUA VIDAS EM CIMA DE COISAS QUE Ñ EXISTEM OU SÓ EXISTEM NA CABEÇA DELES!
BEIJO

★Isa Mar disse...

Grandes verdades tudo isso sobre a mentira
A confiança é como um cristal que se quebra, não adianta tentar colar
Pior que tem pessoas que mentem tanto que acabam acreditando nas próprias mentiras
Beijos no seu coração!

Gilmar disse...

Faço coro a todos os comentários que me antecederam, Isadora! Abomino a mentira, enquanto atitude que avilta, que corrompe e que faz quedar a confiabilidade.

Eu insisto muito em algumas palavras, tais como ética, verdade, comprometimento e principalmente, congruência. A mentira é o avesso de tudo isso. E o pior é que no ambiente virtual ela, por vezes, é a estrela do espetáculo. E recebe aplausos, porque nossa ingênua atitude de boa fé (nutrida que é por valores humanos fortemente arraigados), insiste em apostar no ser humano. Ainda que seja no escuro.

Embora faça doer, eu prefiro assim, arriscar minha boa fé no ser humano.

Abraços!

Teresa Cristina Martins disse...

Isa, que reflexão maravilhosa sobre a mentira. Infelizmente a mentira faz parte do nosso cotidiano e penso que tem tudo a ver com caráter mesmo, como citado no seu texto, pois os mentirosos realmente têm no mínimo um desvio de caráter. Beijos!

lídia martins disse...

Ouvi dizer que uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade.

Nem como o último recurso eu a usaria.


Te abraço com carinho.

sonho disse...

Vale mais uma verdade dolorosa...que uma mentira piedosa...mas infelizmente há muitas pessoas que usam a mentira...para denegrir os outros...
Beijo d'anjo

pensandoemfamilia disse...

Hoje fiz um post sobre segredo, que na verdade traz consigo muitas mentiras.
bjs

eder ribeiro disse...

Não consigo encanrar um mentiroso, disfarço e saio perto dele, e isso aconteceu recentemente, no dia do jogo do Brasil contra a Holanda, um técnico que dá assistência na empresa que trabalho fois tão descaradamente mentiroso que pedi licensa e caí fora. Não dá. Bjos.

Solange Maia disse...

... e de pensar que a verdade é tão libertadora....

beijocas carinhosas

Beth/Lilás disse...

Isadora,
Pra mim não dá! Sinceramente, não consigo me relacionar com gente que sei que é mentirosa, que mente por pouco ou qualquer coisa.
E tem gente que mente tanto que acaba acreditando na própria mentira e é impressionante.
Tem pelo menos duas pessoas, irmãs, por sinal, que são assim, parecem atrizes e o pior, já são velhas, mas mentem até uma para outra. Um horror!
bjs cariocas

Fatima Guerra disse...

Querida

Eu praticamente me escondo naquele cantinho que, para mim, realmente é
doce, pois foi uma maneira que a minha filha encontrou para me motivar a voltar a escrever...
É a sensibilidade de pessoas como vcs que me leva adiante, o precioso carinho que recebo.Obrigada pelo incentivo, pela bençao da sua ternura.
Tudo é especial por aqui.
Bjs
Fátima Guerra

Anônimo disse...

Olá Isadora!

Minha vida em particular é pautada em uma palavra: Honra. Para que exista honra não pode haver mentira. Fico triste ao perceber que é uma palavra que está cada vez mais em desuso. Infelizmente as pessoas preferem uma "doce" mentira a uma amarga verdade.

Obrigado pelos votos de boa viagem. Ela foi excelente!
Já coloquei texto novo lá no Johnny's. Assim que puder dê uma passada por lá, ok?

Bjs!

Johnny

chica disse...

Foste maravilhosa ao falar desta que não suportamos mas está aí em todas as rodas...beijos,tudo de bom e não estranha se eu desaparecer.,Entrarei em férias e volto em agosto...Talvez dê pra passear nos blogs,rsrs beijos,chica

Regina Coeli disse...

Io minha Doce Amiga,
Que Post mais delicioso de se ler!
Com que propriedade você escreve!!
Fico em especial com esta frase:
"O ato de mentir fere um dos pilares que sustenta qualquer relação: a confiança."
Grande verdade...
Parabéns!Gostei muito da postagem!
Deixei para você um carinho lá no FAZ DE CONTA e acredito que você não viu: http://regecoeli.blogspot.com/2010/07/aquecendo-coracao.html
Beijinho de inverno,
Regina Coeli

Pena disse...

Estimada Amiga:
Desculpe a inoportunidade do meu comentário.
Também não aceito a mentira e os mentirosos. Nunca pactuarei com eles.
Por vezes, atiram-nos para situações de extrema gravidade.
Onde coloca as mãos de ouro, fascina.
Parabéns.
Beijinhos amigos e apelando à sua compreensão e entendimento de má interpretação por parte de mim das suas deliciosas palavras.
Desculpe.
Sempre a respeitá-la e a admirá-la

pena

É um Ser Humano de bem fabuloso.
Bem-Haja, pela preciosidade humana que é e significa para todos.
Bem-Haja, amiga de ouro puro.

Everson Russo disse...

Mentira é como uma bola de neve,,quanto mais voce inventa,,mais tem que inventar,,,e uma hora é claro,,,a verdade vem a tona,,,,beijos de bom dia pra ti amiga.

Yo Neris disse...

Show de texto, Isadora.
Costumo dizer que confiança é algo que se perde apenas uma vez.
Beijão

Madame Mim disse...

Isa!!!
Que desabafo com luvas de pelicas importadas amiga!
Achei o máximo!!
Eu odeio mentira e eu não sei porque parece que tenho um faro para isso, percebo na hora quando a pessoa está mentindo e perco a confiança para sempre, infelizmente...
Tinha um cara que trabalhava comigo que eu o adorava. Um dia meu esposo contou pra ele uma história e vc acredita que ele me contou um tempo depois a mesma história como ele sendo o protagonista???
Inacreditável isso... A partir dai tudo que eu achava dele, desmorronou...E comecei a perceber o quanto mentiroso ele era...
Bjs

Anônimo disse...

Adorei o texto, estava com saudade daqui! Bem diz a minha avó: "A mentira tem perna curta."
E eu não faço questão de ajudá-la a andar.

Um beijooo =*

Anônimo disse...

Perfeito texto amada.
Eu adorei muito.
A mentira é uma atitude grave e pode levar a grandes consequências.
Parabéns.
Beijokas mil.

orvalho do ceu disse...

Olá,
A mentira me faz muito mal... sei que a pior delas é a que fazemos conosco mesmos...
O auto conhecimento nos faz desvencilhar-nos dete vício... quanto aos demais... que pena! Tem tanta coisa boa para se espelhar e nao vêem... lástima!
Uma dia a verdade vem à tona! Graças a Deus!
Ser transparente é uma virtude indispensável!
Seja como for... só a Verdade...
Ele é a Verdade suprema... mas nós nos espelhamos n'Ele e podemos sê-lo também... por graça.
Bjs e paz!

Unknown disse...

Isa querida
Simplesmente amei seu texto e penso exatamente assim.
No meu caso, a fofoca é uma prima-irmã da mentira que me tira do sério. Sou uma pessoa muito transparente em certos aspectos, e conviver com gente assim pra mim é dificílimo.
Muito bom ler um texto como esse!

Bia disse...

Para mim ou é ou não é...não há meio termo quando se trata de mentira e confiança...afinal, não existem meias-grávidas, certo?

beijos com carinho,

Bia

Ellen disse...

Isa,
Eu acreditio que nunca devemos mentir e consequentemente não perderemos a confiança de quem amamos!!!
Mas esta histórias de mentirinhas e mentironas, eu fiquei pensando nas mascaras que usamos e isto muitas vezes não condiz com averdade mas sempre as usamos.
Vu dar um exemplo bobo...
Um aniversário que voce não esta bem e não quer ir, mas a pessoa é muito legal e foi no seu último aniverssário e voce vai e leva um presente... esta sua presença e este seu presente condiz com a verdade???
bjs

legalmente loira... disse...

isa querida,
que belo texto..
otimo entendimento porque como não sei mentir sou verdadeira por demais(tem horas que nem sei se é bom ser assim)
eu me deparo com tantas mentiras
ai a confiança vai embora mesmo.
adorei a mudança de muito bom gosto.
lindo seu carinho obrigada.
bjos.

Luma Rosa disse...

Tamanho e peso da mágoa provocada por uma mentira é proporcional à confiança que antes depositávamos no mentiroso! Acredito que não existe mentira maior do que a traição, a infidelidade! Por que ao final, parece que você viveu uma vida de mentira! Beijus,

Anônimo disse...

Oi Isadora boa noite! sabe mentira é um problama serio, se eu falar que nunca menti, ja é uma mentira,

eu nao tenho um segredo escabroso que guardo, e nem uma mentira avassaladora,

mais acho que nao conseguiria mentir por muito tempo, sou muito falador as vezes, e sou ate muito cincero, algum dia iria escapar,

mais é triste esse assunto pois nao sabemos se alguma pessoa ao nosso redor esta com mentiras, fazer o que ne, um abraço!

J Araújo disse...

Gostei do seu blog, com certeza vale a pena vir aqui.

Bj

Fatima Guerra disse...

Querida

A mentira fere porque desrespeita a inteligênca do outro, despreza a confiança,brinca com os sentimentos.
Já foi dito que : "é possivel enganar muitas pessoas por pouco tempo,
poucas pessoas por muito tempo,
mas jamais enganarão todas as pessoas todo o tempo".
Espero que seja realmente assim.

Beijos
Fátima Guerra