23 de setembro de 2010

É Primavera, meu amor!


Qual a explicação para o amor de uma mulher por uma estação? Como explicar o meu amor pela Primavera? Eu não sei. Pensei nas flores. Pode ser, mas não é simples assim. Pensei no renascimento, no reflorescimento? Sim, também é isso, mas acho que tem mais coisa. Eu nasci, na Primavera! É verdade, mas também não é isso. Enfim, acho que são todas as coisas acima, e algo que apenas sentimos, mas que não consigo explicar: a tal da afinidade.

As estações do tempo remetem a vida e suas estações. Tudo intimamente ligado, um processo cíclico. Onde cada estação precisa da outra para que o ciclo se complete e seja reiniciado.

Fez-se Outono, tempo do ocaso. O descanso da semente. As folhas secas e cansadas formam tapetes amarelados, avermelhados, castanhos. Novas sementes são embaladas, pela maternidade dessa estação. Tudo é meio melancolia.

Fez-se Inverno, tempo de silêncio, recolhimento e reflexões. É a pausa necessária. O período de gestação, das sementes, dos sonhos.

Fez-se Primavera. É o renascer, é o colorido que se apresenta. Ganha-se uma nova roupagem. Ainda sonolentos, acordamos e voltamos a sonhar. O equilíbrio já que dias e noites tem a mesma duração. É o vento ameno que nos inquieta e nos convida a ação. É o convite à vida com mais entusiasmo, onde nos despimos dos tons sóbrios que nos acompanharam e saimos com pequenas margaridas a enfeitar nosso cabelo.

E o ciclo se fecha, quando faz-se Verão. Colhemos os frutos, plantados e crescidos. Onde dias são de alegria. O convite é feito pela felicidade e somos convidados a desfrutar, descansar.

"A Primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."
(Cecília Meireles)

Texto inspirado em As Estações do Ano e da Vida

27 comentários:

MERU SAMI disse...

Oi, Tati!
Sabe, eram três da manhã de hoje e eu me fazia a mesma pergunta! O que será que ocorre conosco nesta época? Ficamos até mais bonitas aos nossos próprios olhos, não é mesmo?
Eu amo tanto a primavera e a chuva, que meu blog tem como nome, a junção das duas.

Que a primavera seja toda florida para você!

beijos.

Denise disse...

Isa, estou aqui, rindo da nossa sincronicidade...
Ambas elegemos a primavera como "estação preferida", e demos à Cecília Meireles, voz para falar desta inequívoca beleza de estação - e suas simbologias.
Eu tb andei falando das flores/cores/aromas, mas meu filho nasceu em setembro, e as flores sempre me remetem à vida - renascer após o inverno é "forte", não achas, amiga?

Lindo texto, adorei!
Bjos perfumados!!

Daniel Savio disse...

Bonito, mas primavera nos tornamos mais aptos a ver a beleza do mundo, pois passamos os rigores do inverno e podemos sentir na pele o calor do sol...

Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.

Aline disse...

Concordo contigo, Isadora, também sou apaixonada pela primavera, considero a estação mais bonita, mais equilibrada. Teu post conseguiu definir bem o significado da primavera. beijos, beijos

C@uros@ disse...

Olá querida e sensível Isadora, também adoro a primavera,melhor estação para mim. Adorei ler Cecília Meireles.


forte abraço

C@urosa

C@uros@ disse...

Olá querida e sensível Isadora, também adoro a primavera,melhor estação para mim. Adorei ler Cecília Meireles.


forte abraço

C@urosa

Anônimo disse...

Que engraçado, vocês entram na Primavera e nós em Portugal entramos no Outono.

É um texto muito bonito esse em homenagem às estações do ano :).

Bjs

Mari disse...

Como disse ainda a grande Cecília:

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira!"

Feliz Primavera!
Beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Acredito ser a índole romântica das mulheres. Os homens normalmente nem percebem a mudança de estação. Não por machismo mas por temperamento.
Bjux

Anônimo disse...

Sim, Isadora, é exatamente o que estou sentindo hoje. O meu amor pela primavera é incomparável em relação às outras estações. Amo o verde, o rosa, o vermelho, os aromas todas que exalam nesta época... É uma mistura de emoções boas e uma energia forte, que nos arremessa pra frente. Muito boa essa sensação. Adorei o seu post, uma delícia de ler.
Beijos pra ti!

Anônimo disse...

Nós temos coração e carinho e amor para receber as flores!
E quanta felicidade ao colher os frutos!
Beijo.
isa.

Unknown disse...

Boa tarde Isa,

Que maravilha é a entrada da primavera em nossas vidas, mudam as cores, tudo renasce...tudo novo...

Beijos,

Bordados e Retalhos disse...

Isa que transmimento de pensação, né? Rsrsrs. Vc no twitter, eu no blog, nós duas com o mesmo desejo de abraçar a primavera. Bjs

Manuela Freitas disse...

OLá querida Isa,
Gostei de te ler como sempre. Se tu nasces-te na Primavera daí, eu nasci no Outono que está aparecendo por cá. Eu gosto das estações intermédias, o Outono tem muito lirismo, mas sem dúvida que a Primavera renova a alma.
Beijinhos,
Manú

O que elas estao lendo!? disse...

Ei Isa!

Porque você é nossa seguidora, viemos aqui te avisar do sorteio no “O que elas estão lendo!?”

E dessa vez é uma novidade: pela primeira vez estamos sorteando um livro digital e que será lançado no mesmo dia em que sairá o resultado do sorteio!
Participar é simples, como tudo no blog.

Vai lá correndo e boa sorte!

Beijos
Equipe “O que elas estão lendo!?”

Nilce disse...

Oi, Isa

Primavera é renascer para a vida, é cor, amor.
Também usei este trecho de Cecília em meu post. É LINDO!
Que sua primavera seja cheia de flores, muita luz e paz.

Bjs no coração!

Nilce

Teresa Cristina Martins disse...

Isa, as suas palavras nos fazem sentir como se fosse com a gente. Que a sua primavera lhe traga flores para enfeitar a sua vida!!Como eu gosto de ler vc!!!Bjusss

Valéria Russo disse...

ISADORA..
este poema da cecilia traduz o que sinto na primavera, eu tb nasci nesta estação e a amo por seu perfume que deixa o ar mais leve e uma brisa mansa que acalenta o coração.
obrigada por suas palavras de carinho no uivo e por estar comigo lá..
adorei este cantinho, estarei aqui com vc tb.
tenha dias lindos e perfumados.
bjuivos no coração.
loba.

eder ribeiro disse...

Na primavera é a alegria que floresce, pelo menos em mim. Qto ao conto, ele tem várias possibilidade de finais, por isso deixe daquele jeito para que cada um pense o seu. Bjos.

♪ Sil disse...

Isa,

A primavera é a estação que mais gosto.
Flores que nascem, renascimentos...Tão lindo.

E Cecilia, perfeitaaaaaa!!

Meu abraço lotado de carinho!

Unknown disse...

É engraçado como a nossa vida corre em ciclos como as estações...adorei seu texto!
E como dizia Tim Maia:trago résta rosaaa para lhe daaarrr...viva a nova estação!

Vaneza S. disse...

Isa, querida... acho que vou ter que fazer um post sobre esse clima primaveril que rola na blogosfera. Isso tudo é tão estranho pra mim... aqui no nordeste a gente nem se dá conta da primavera.

Tá lindo seu texto,
como sempre... até eu que não ligo pra primavera me emocionei.

BeijoZzz

Fatima Guerra (Mellíss) disse...

Querida Isa

Linda postagem! A Primavera é uma princesa desfilando com suas cores e fragrâncias preciosas.
Aproveito para pedir desculpas a você, por não ter respondido nada quanto a Pérola. Eu leio todos os comentários no meu blog, procuro retribuir o carinho, na medida do possível, mas, sinceramente, deixei passar essa questão, talvez até inconscientemente,pois jamais compreendi o "sumiço" da querida Pérola, pessoa sempre tão generosa e gentil.
Acredito que ela tenha se comunicado com alguns amigos mais próximos, não sei. No meu caso, fiquei relegada ao silencio, nada mais. Se essa foi a escolha dela, espero sinceramente que tenha sido o melhor, que ela esteja bem e em paz. Cada um sabe de si, concorda ?
Ficam a saudade e as lembranças.
Vocè, Isa, estou certa de que faz parte do carinho de todos que lhe conhecem.
Conte com o meu !!!
Beijo
Fátima Guerra

Lu Souza Brito disse...

Sim Isa, os ciclos tão importantes. Eu adoro a primavera também, assim como amo o outono. O fato do outono ser como a fase do sono e a primavera do despertar.
São epocas de temperaturas mais agradáveis, de pessoas mais alegres e menos reclamonas, porque no verão reclama-se do excesso de calor e chuva, no inverno do frio e vento.
Seu post ficou gostoso demais de lê!

Irene Moreira disse...

Isa
A primavera realmente nos faz sentir felizes, livres, bonitos e cheios de amor e foi muito bonito como descrevestes a beleza da promavera e seus sentimentos.

Agora preciso saber quando nascestes pois a primavera vai do dia 23 de setembro até o dia 20 de dezembro. Precisamos comemorar em grande estilo.

São tantos amigos aniversariando, principalmente em setembro que vou abrir um novo blog "Salão de Festas da Mamy"

Beijos e bom domingo

Claudiene Finotti disse...

Oi Isa!

Eu também amo a primavera, dá prá notar pelos meus últimos posts, cheios de flores, né? rs

Acho que as flores nos trazem pensamentos bons e ótimas vibrações. Aqui está seco, quente, poeirento, mas as flores estão lá, sobrevivendo numa baixa umidade que até nós, humanos, não estamos aguentando.

É Deus nos mostrando seu amor, eu acho...

Grande beijo, ótima semana!

Clau

Claudiene Finotti disse...

Aproveitei para copiar Cecília Meireles, diretinho desse post para o meu blog... hehehe