10 de setembro de 2010

Blogagem Coletiva - Sentimentos: Orgulho

Chegamos a sétima semana da blogagem coletiva proposta pela Glorinha, do blog Café com Bolo. Essa semana o nosso desafio é escrever sobre Orgulho.

Antes de iniciar é importante informar, aos caminhantes, sobre o tipo de Orgulho que servirá de argumento. Posso traçar a linha, levando o Orgulho pelo caminho da satisfação, realização ou pelo caminho mais sombrio, quando o sentimento é excessivo e transforma-se em vaidade, soberba, arrogância.

Como tudo nessa vida tem um motivo, sigo o caminho da Arrogância que leva o Orgulho para o lado negro da força e com a certeza, absoluta, que soberba e arrogância são dois adjetivos que não me cabem, que não fazem parte da minha essência (Ufa! Graças a Deus! Até que enfim, pois já escrevi sobre muitos defeitos meus por aqui).
A Arrogância que retrato não é a escancarada, a que se mostra tal qual é, mas aquela que o indivíduo tem, não assume que tem, muitas vezes nem acredita que possa ser tachado como tal, e tenta de todas as formas escamotear: na forma, na atitude, nas entrelinhas, mas a verdade é que pessoas que carregam esse adjetivo não conseguem esconder por muito tempo. A Arrogância grita, ele silencia. Ela grita mais alto, e ele abafa o som, mas chega um momento, em que nada consegue mascará-la. 

Para mim um exemplo clássico de Arrogância: o sujeito erra feio (se fosse apenas com ele, ainda vá lá) com outras pessoas, mas não assume de forma alguma. Pelo contrário se faz de vítima e faz com que todos o considerem como tal. Espera aí! Foi o sujeito que errou, que fique bem claro!

O arrogante cobiça, é verdade! Afinal de contas como alguém pode se achar digno de algo que apenas ele é merecedor, aliás ele é o único merecedor de qualquer coisa. Faça-me o favor, né!

O arrogante precisa controlar. Tem a necessidade de controlar as pessoas, as situações e o que mais passe por sua cabeça. É bem provável que com o passar dos anos queira controlar o tempo, o clima... Podemos arranjar uma vaga para o tipo, como controlador de tráfego. Imagine, quantas pessoas, ele poderá controlar. Será a glória.

O arrogante sempre sabe como resolver a situação dos outros, mas as suas próprias nem consegue definir o ponto de partida. Bate sempre nas suas próprias teclas!

No caso máximo da arrogância, enaltece suas qualidades, afinal tem tantas. É o melhor em tudo: melhor amigo (a), melhor marido (esposa), melhor filho (filha), melhor profissional, melhor amante. Os outros ficam no chinelo! Ele enaltece além do que cabe a uma determinada situação, pois afinal foi ele, o protagonista e protagonistas, sempre brilham.

E mente. O arrogante mente descaradamente e precisa, e consegue convencer à todos de sua própria mentira e com isso acaba por magoar aos outros e a si mesmo.

"Os arrogantes fazem guerra, matam, roubam, enganam e se justificam inventando um motivo nobre, como por exemplo, o Amor."

E você, conhece alguém arrogante?

(O texto contou com  pesquisa sobre o tema, mas é baseado em fatos, ou melhor, pessoas reais. E leva a restag do Twitter #faleitudooqueestavaengasgado).

39 comentários:

♪ Sil disse...

Isa,

Perfeitas suas palavras.
Explicadas com uma simplicidade tão grande e verdadeira que dispensa comentários.
Te aplaudo!

Meu abraço de bom dia!!!!!

Tati disse...

Oi Isa, eu ía me acusar, sou uma orgulhosa sim, mas não sou assim, como você descreveu, então abaixo o dedinho... hehehe
Eu sou do ipo controlador, eca! Adoro exercer controle. Neste momento tenho tentado ME controlar, e tem dado mais certo, viu! kkkkk
Adorei as definições. É horrível ter que lidar com pessoas assim mesmo. E todos temos que tomar cuidado para não sermos nós estes algozes!
Adorei! Beijos.

Unknown disse...

Bom dia Isa,

Seu post ficou muito bom...

o mundo está cheio de pessoas arrogantes, infelizmente...

Beijos,

Felina Mulher disse...

Sobre ser arrogante, acho que isso acontece quando as pessoas se acham auto-suficientes. Elas acham que sabem mais que os outros, ou acham que são melhores. Porém existe um abismo entre "achar" e ter "certeza" de algo...Aprendi que o mts vezes somos de acordo com a região do mapa onde vivemos...quanto menos sol, mais arrogante o povo é...

Por isso que paraense é esse povo lindo que todo mundo gosta \o/...opa, estaria sendo eu arrogante?...kkkkkk...brincadeirinhaaa....adorei tua postagem.

Beijos.

orvalho do ceu disse...

Olá,
Vou tirar pra mim hoje do seu post a seguinte afirmação sobre o ORGULHO; "o lado negro da força" Achei isso muito profundo.
Um grande abraço fraterno de paz.

Cris França disse...

somos todos nós de uma complexidade de sentimentos nata, devemos estar sempre atentos para cultivarmos os bons e superarmos os maus. bjs querida

Bordados e Retalhos disse...

Isa orgulho e arrogância andam lado a lado, né amiga? Esses sentimentos todos que falamos nessas sete semanas mexem muito conosco. Somos humaos e frágeis. Por isso muitas vezes somos arrogantes ( que seria o oposto do orgulho?) Hoje entrei por outro caminho pra falar desse sentimento. Espero que entendam. Bjs querida adore sua abordagem.

Everson Russo disse...

O ser arrogante, com o passar do tempo vai virando ilha...isolado e sozinho,,,cercado pelo nada,,,pois ninguem admira tais comportamentos...beijos querida e um lindo final de semana.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Isadora
Um dos sentimentos que mais abomino, é a arrogância. Aquele que se sente melhor que todos, e vive se colocando como dono da verdade.
Bjux

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

TEM MUITA GENTE ORGULHOSA NESSA TERRA,FALO DO ORGULHO NEGRO MESMO ESSE QUE FAZ MAL ATÉ PARA O PRÓPRIO ORGULHOSO!

Unknown disse...

Isadora, linda...
E quem nao conhece alguem arrogante nesta vida? ate' nos mesmos somos meio arrogantes de vez em quando... o importante e' reconhecer estes maus momentos de redimir-nos e aprender a ser melhores...
Amei o teu texto sobre o orgulho...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Nilce disse...

Oi, Isa

Conheço sim, muitos arrogantes que se enaltecem e quase conseguem nos abater.
"O arrogante sempre sabe como resolver a situação dos outros, mas as suas próprias nem consegue definir o ponto de partida. Bate sempre nas suas próprias teclas!"
Achei perfeito!
É assim que se portam os arrogantes tendo a solução para os problemas dos outros e não encontrando erros em si próprio. Considera-se perfeito.

Parabéns pelo texto!

Bjs no coração!

Nilce

Fernanda Ribeiro disse...

Amiga, É ISSO! Bjs

Lúcia Soares disse...

Isadora, por isso devemos ter cuidado em nunca exacerbar nossos sentimentos.
O arrogante é o orgulhoso em excesso, do pior orgulho, aquele que não deixa ver nem os próprios defeitos.
Infelizmente vi pessoa da minha família na sua descrição da arrogância.
Mas posso lhe dizer que a pessoa em questão sofre as consequências desse arrogância.
E muitas vezes tenta mudar, mas não consegue. Faz parte da sua essência.
Por isso os cuidados que devemos ter para saber que, afinal, nada somos senão a soma das nossas qualidades e defeitos. E tentar acabar com eles (os defeitos).
Beijo!

Pat. disse...

Isa minha linda,

Eu conheço sim e penso que por algum momento da vida já fui arrogante, mas não nas proporções que escreveu.
Penso que foi algo de momento por raiva, sei lá! Mas esta classificação que colocou aqui é muito triste e ruim.

Devemos policiar nossos atos, pois eles podem se repetir, às vezes, sem percebermos.

Eu adoro demais tuas postagens e tenho um carinho enorme por você. Tão delicada!

Beijão em ti e na princesa.

Glorinha L de Lion disse...

Isa, que maravilha! Quanta gente deveria te ler hj! Conheço montes de gente assim!
Os controladores dos outros, os arrogantes, que acham que sabem tudo e que só tem a ensinar e nada a aprender! Eu tenho orgulho de ter te conhecido e ser sua amiga, uma pessoa com uma maturidade extrema e com quem tenho aprendido muito. enorme bj

diariodumapsi disse...

Ei Isa,
Seu texto ficou muito bom. Mas devo te dizer que sou orgulhosa, não esse orgulho que você muito bem explicou, mas sei que existem muitos assim.
Mas tenho orgulho das minhas conquistas, há isso eu tenho!
Gd beijo

Manuela Freitas disse...

Olá querida Isa,
De facto a opção do excessivo orgulho que tomou para escrever, é das piores coisas que existem e produz um alienamento no próprio orgulhoso, que nem se apercebe das tristes situações que provoca.
Sim já conheci algumas pessoas arrogantes, quem não conhece?
Beijinhos,
Manú

Astrid Annabelle disse...

Pois é Isadora!
Infelizmente vez por outra topamos com a arrogância em pessoa!
Também gostei dessa imagem profunda:
"O lado negro da fôrça!"
Muito expressivo!
Adorei.Parabéns.Belo texto!!!
beijo grande
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Querida Isa,
Cacei outro computador só para poder vir comentar no seu blog, já que o meu "jurássico" não tolera esses gadgets de som e imagem. Estou em uma lan house... kkkkkk!!
Mas, eu já estava ficando incomodada de não poder retribuir o seu carinho e suas visitas ao meu blog. Além disso, eu gosto muito do seu e estava já me coçando para ler as atualizações.. hihihihihi.

Bom, eu conheço vários arrogantes. Já percebeu que não é possível conversar com eles? Eles nunca deixam a gente falar e quando deixam fazem pouco de tudo o que a gente diz. Gostei da profissão "controlador de tráfego"... hahahahaha. Cairia mesmo como uma luva.

Agora vou ler os seus outros posts.

beijocas

Caca disse...

Eu conheço é muitos, viu, Isadora! E tenho pena de gente que exalta demais as qualidades que julga ter e desmerece os outros, realçando também os defeitos que julga que os outros tem. São os que considero pobres de espírito. Maravilha este texto. Meu abraço. paz e bem.

Lis. disse...

Decerto que tem mais arrogante no mundo do que jacaré na lagoa. Lá na casa da minha avó aí no Rio estava acontecendo isso. Eu estava abrindo mão da minha comissão de venda do imóvel da família para favorecer uma "posseira" arrogante em troca só de colaboração no processo, que por fim devido ao seu comportamento insano irá receber só um lindo nada. rsr

Belo texto.
Parabéns!!

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Querida Isadora

Sua amizade alegra meu coração.
Seu carinho enfeita meus dias.
Obrigada !
Beijo
Fátima Guerra

Daniel Savio disse...

Na verdade, deviamos dosar as nossas caracteristicas, pois as vezes o que é prejudicial é o exagero...

Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.

Macá disse...

Isa
Seria muito bom se eu pudesse te responder: Não, e aqui em casa, ninguém nunca conheceu alguém assim. Existe mesmo? kkkkkkkkkk
Conheço, e não é nada fácil conviver com gente assim. Ainda bem que nos vemos só de vez em quando. Mas as coisas que você disse, vestem a pessoa totalmente.
beijos

Beatriz disse...

Oi Isadora!
Conheço sim uma pessoa arrogante, mas ainda bem que nem é meu amigo (ufa!)Enfim, tenho orgulho de ser eu mesma, alguem da paz!
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Anônimo disse...

Querida amiga,
Conheço muita gente arrogante, infelizmente. É uma tristeza. Eles são os tais, a gota d'água no deserto. Onipotentes. Até cairem por terra e sumir... Adorei teu post, direto, oportuno. Bjsss

eder ribeiro disse...

Isadora, quem nunca foi arrogante, se sentiu acima de todos, a última bolacha recheada do pacote. A redenção do pecado só se dá com muito aprendizado, a humildade são para poucos. Bjos.

Beth/Lilás disse...

Isa, queridona!
Que massa o seu post, adorei!
Eu posso dizer que conheço sim algumas pessoas assim, claro, não são meus amigos. E conheço um que fala nos nossos ouvidos por 8 anos e agora empurra goela abaixo uma outra arrogante de carteirinha que usava até o dedo em riste para se expressar, mas no momento, com cursinhos específicos de oratória, expressão corporal e outros tantos, com nosso dinheiro claro, expressa-se de modo falso, uma falsa modéstia que será em breve descoberta para todos que assitirem o que vai dar estas próximas eleições.
Já descobriu quem são estes personagens, né? hehe
muitos beijinhos cariocas

Vaneza S. disse...

Se conheço algum arrogante? kkkkkkkkkkkkk
Conheço MUITOS.
Mas assim... eu conheço... e aí quando eu percebo que a pessoa é assim... eu saio de perto... se possível corto relações. Principalmnete se for do tipo cínico que faz e diz que não faz. Aí não dá mesmo!

BeijoZzz

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi Isalinda!!!
Vc tá bem queridona? Saudades de ti!
Pois é, infelizmente conheço sim, fazer o quê né?! Olha, uma coisa te digo, são ótimos professores para nós, pois com eles aprendemos a ter paciência e a sabermos direitinho o que não queremos ser.
Mais me dá até um troço só de pensar nestas pessoas, vontade de ficar bem longe sabe, mas não é possível, fazem parte do nosso day by day. Peço muita Luz às Deusas, aff, coitadas rs.
Beijinhos flor.

Flores e Luz.

Liza Souza disse...

Isa, parabéns pelo texto! Voce foi muito corajosa, escrevendo sobre o "orgulho ruim" sem medo de errar, mesmo sendo um sentimento que voce nao carrega em si (e isso posso perceber pelos seus posts). Como voce disse esse orgulho nunca vem sozinho, sempre envolto por outros sentimentos ruins como a inveja, a mentira, o desamor. Parabéns pela linda abordagem!
Beijos

pensandoemfamilia disse...

Olá
É muita tristeza, pessoas assim devem sofrer imensamente por sua total ignorância em relação a nossa fragilidade humana.
bjs

Yo Neris disse...

Olá Isa!
Infelizmente, hoje em dia, o mundo está cheio de orgulhosos sem limites.
Beijinhos no core

Gilmar disse...

Ainda repito por aqui o que tenho dito em outras postagens sobre o orgulho. Penso que orgulhar-se de tantas e tantas conquistas ou superações, é próprio de cada um de nós, pobres mortais. Entretanto, não se pode apagar a trajetória; não se pode ignorar o lugar de onde veio. E isso exige o abraço da humildade. Caso contrário, a arrogância e a soberba irão mutilar o ser humano em curso.

Arrogância é ausência de humildade para reconhecer-se inacabado e a complementar-se no outro. Da arrogância nascem outras tantas bestialidades: mandonismo, egoísmo, preconceito, avareza... enfim, idiotices de toda sorte.

E, sabe o que é pior, Isadora? É o orgulho sustentado na humildade ser vítima do orgulho capacho da arrogância! E há muitos desses tipos por aí... Muitos!

Carinhoso abraço!

Madame Mim disse...

Olá Isa,
Gosto muito desta coletiva, por cauda desta diversividade de relatos, opniões e experiências sobre cada sentimento.

Uns relatam o orgulho como algo do qual se orgulham, outros do orgulho ruim do orgulho da vaidade excessiva e da arrogância, que foi o seu caso...Ficou excelente, pois vc consegue falar verdades, sem ser tão "agressiva" como às vezes sou ao falar deste tipo de pessoas...Fico tão irritada lembrando que acabo deixando o texto pesado...rsrsrs
Mas, o Carlos disse que já sabem que sou assim...rsrsrs

Acredito que o orgulho tem essa faceta, como comentei em outro blog e por isso ele seja tão complexo, por ser difícil dosar os limítes de até quando ele se torna nocivo ou benéfico para que possamos seguir...

Complicado este tal orgulho, por isso essa diversividade tão interessantes em posts.

Bjs e ótima semana para vc, sua filha e sua mamy!
*Obrigada pelo comentário e que bom que gostou! Meio pesado, mas verdadeiro, com certeza!

welze disse...

uma postagem corajosa e completa. é bom ler tudo isso. bom final de semana

angela disse...

Bom texto e claro que concordo com o que escreve. Arrogantes são perigosos quando não aprendem com a vida e adquirem poder, ainda bem que a maioria das pessoas vai aprendendo com as dores da vida.
Obrigada pelo carinho.
beijos

Socorro Melo disse...

Oi, Isadora!

Infelizmente conheço, convivo, e não gosto. E você disse bem: o arrogante mente, e se faz de vítima, após errar feio com os outros.
É desgastante conviver com pessoas assim, a gente acaba se contaminando com sentimentos negativos, lixo mesmo.
Mas, ainda bem que existe o bom orgulho, aquele em que sentimos orgulho por ser quem somos, por nossas habilidades, nossos filhos, nossos amigos, esse sim, é uma verdadeira alavanca na vida, uma injeção de ânimo.
Beijos
Socorro Melo