Fazendo uma visita, aos blogs amigos encontrei esse precioso post, no blog da Lúcia, De amor e de... e como a nossa forma de comunicação por aqui é a escrita, as dicas sobre a nova ortográfia são ótimas.
O bom será nos lembrarmos de todas elas.
Cada dia chega mais perto a obrigatoriedade do uso da reforma ortográfica. Muita gente ainda tem dúvida e por isso volto com as Dicas de Português que já tinha postado. Vamos lá:
1) Os ditongos éi, ói perderam o acento. Atenção: só nas paroxítonas.
Então, ideia, joia...Mas, por ex. papéis, heróis, dói, que são oxítonas, continuam com acento.
2) O chapéu do ditongo ôo foi embora: voo, abençoo, perdoo.
3) O circunflexo do hiato êem que aparece na 3a pessoa do plural dos verbos LER,VER, CRER, DAR e derivados: veem, creem, deem, leem, releem, etc. foi embora. O verbo TER não faz parte da lista.
(Este é um dos principais enganos que tenho observado em leituras. Muitas pessoas escrevem teem, erradamente. Continuamos a escrever: TÊM)
Os derivados de TER: manter,conter,deter, reter, etc. também continuam igual: mantêm, contêm, detêm, retêm.
VIR segue ao TER: vem, vêm (= convir,porvir,advir).
4) Os acentos diferenciais de pêlo, pélo, pára, pólo, pêra, vão embora. Pelo, para, polo, pera.
Mas o chapéu de PÔDE , do verbo PÔR, continua.
5) O acento agudo dos verbos apaziguar,averiguar, arguir, sumiram.
O trema também deu adeus, em todas as palavras habituais, mas a pronúncia continua a mesma.
6) Feiúra perde o grampo. Vira feiura.
1 - Exigem o hífen sempre:
- os prefixos seguidos de h: anti-higiênico, super-homem, micro-história, extra-humano, co-herdeiro, sobre-humano, ultra-heróico. Exceção: Subumano
- Além, aquém, ex, pós, pré, pró, recém, sem, vice: além-mar, aquém-muros, ex-presidente, pós-graduação, pré-primário, pró-reitor, recém-chegado, sem-terra, vice-presidente.
- Os prefixos terminados em vogal seguidos por palavra começada pela mesma vogal: anti-inflamatório, auto-observação, contra-ataque, micro-ondas, semi-internato. Exceção: co - se junta ao segundo elemento mesmo quando ele começa com o: coordenar, coobrigação.
- O prefixo terminado por consoante seguido de palavra começada pela mesma consoante: hiper-rico, inter-racial, sub-bloco, super-resistente, super-romântico.
Sub usa o hífen com palavra iniciada por r : sub-região, sub-raça.
- Os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.
2 - Rejeitam o hífen:
- Os prefixos terminados em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento: aeroespacial, agroindústria, antieducação, autoescola, coedição, coautor, infraestrutura, plurianual, semiopaco.
-Nos prefixos terminados em vogal que se juntam a palavras começadas por r e s para manter a pronúncia: antirrábico, antirrugas, antissocial, biorrítmo, contrassenso, infrassom, microssistema, minissaia, neossocialismo, semirrobusto, ultrarrigoroso, ultrassom.
18 comentários:
Temos que reaprender a escrever o português. Dicionário virou meu livro de cabeceira..rs
bj
Eu vi o post da Lucia, Isa. Como ela mesma disse, é bom ir nos acostumando. Eu confesso que não assimilei muito ainda não, por pura falta de vontade mesmo. Quando vejo, estou escrevendo vôo e não voo.
Tá na hora né? Já que isso nos foi imposto.
Beijos
Bom dia, Isa:
Adorei o conteúdo da sua postagem. Parabéns à Lúcia! É sempre muito bom lembrar, relembrar e estudar a nossa língua portuguesa. Valeu!! Ótima semana, beijos :)
Oi Isa,
Ótimo post! Esclarecer e instrutivo. Confesso que preciso dar uma estudada na nova ortografia, há algumas coisas que nos confundem muito.
Beijos
Sinceramente acho um saco este nosso novo Português.Nosso português já era tão complexo e aí alguem chega e resolve confundir tudo novamente...Continuo escrevendo como antes só algumas coisas eu absorvi.Se um dia precisar fazer algum teste ou prova aí sim de verdade será um problema.
beijos
Maria
P.s.Ainda assim obrigada pelas informações.
Isa, vou dar para minha filha os meus textos para ela corrigir, fica mais fácil... Rssss. Bjos.
É Isa, providencial seu post!
Alguns eu já peguei, mas tem muita coisa que ainda preciso me acostumar. É sempre bom ler um pouco mais sobre estas dicas.
Beijos.
Oi Linda!
Já salvando as informações no meu doc. Devo cometer muitos erros...
Ontem, mesmo escrevi um texto mais longo que o habitual para o post hoje, tive que ir em dicionário para algumas dúvidas e depois de tanta revisão, tenho certeza que ainda não está 100%.
Beijoooooooooooo
Olá Isadora
Valeu pela dica. Acho essa mudança ainda muito confusa, toda hora tenho que consultar o pai/mãe Google rsrsrs
Bjux
Gostei do post, até anotei algumas palavras mais usuais mas confesso que vou cometer muitos erros ainda. É muito detalhe para digerir. Ó gramática complicada.
Bjs e obrigada pelas dicas.
Oi Isa
Vai demorar um pouco para nos acostumarmos, mas logo vira rotina.
Bjs no coração!
Nilce
Eu também li o texto na Lúcia e achei muito interessante.
São dicas excelentes.
Xeros
Olá Isa
Excelente postagem. Esta nova grafia está nos deixando bastante confusas.
Comprei um livrinho com todas as regras e mudanças, que ocorreram na nossa ortografia. Estou sempre consultando-o pra tentar não escrever errado. Algumas palavras estão sendo difíceis acostumar com elas sem acento como, ideia, joia, assembleia.
Bjos
Isa querida, saudades de vc. Ano que vem se for ao RJ em janeiro faço questão de encontrá-la nem que seja para rápido café, que não aprecio, ou suco. Adorei esse texto mais que esclarecedor. As vezes fico perdida com a nova ortografia. Bjs
algumas palavras acompanham a minha vida inteira escritas de um jeito e agora se apresentam de outro. é demais para minha cabeça. aos poucos, bem aos poucos acho que me acostumo.
Obrigada Isa. Tb estou feliz d voltar. Mas vcs que me trouxeram d volta, eu sabia q estavam aqui. A sua amizade ja ultrapassou a internet e eu te agradeço por isso.
Bjs! Lu
Isa
Adoraria ter um português perfeito, mas confesso que ando meio preguiçosa com isso. Procuro escrever de melhor forma possível, mas às vezes, esqueço mesmo. E depois dessas mudanças então?
Mas obrigada por nos lembrar de todas essas regras.
bjs
Mesmo sobre novas regras de portugues, ainda se manteem a vontade de se comunicar...
Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.
Postar um comentário