2 de fevereiro de 2011

Para escrevermos melhor


Fazendo uma visita, aos blogs amigos encontrei esse precioso post, no blog da Lúcia, De amor e de... e como a nossa forma de comunicação por aqui é a escrita, as dicas sobre a nova ortográfia são ótimas.

O bom será nos lembrarmos de todas elas.

Cada dia chega mais perto a obrigatoriedade do uso da reforma ortográfica. Muita gente ainda tem dúvida e por isso volto com as Dicas de Português que já tinha postado. Vamos lá:

1) Os ditongos éi, ói perderam o acento. Atenção: só nas paroxítonas. 

Então, ideia, joia...Mas, por ex. papéis, heróis, dói, que são oxítonas, continuam com acento.

2) O chapéu do ditongo ôo foi embora: voo, abençoo, perdoo.

3) O circunflexo do hiato êem que aparece na 3a pessoa do plural dos verbos LER,VER, CRER, DAR e derivados: veem, creem, deem, leem, releem, etc. foi embora. O verbo TER não faz parte da lista. 
(Este é um dos principais enganos que tenho observado em leituras. Muitas pessoas escrevem teem, erradamente. Continuamos a escrever: TÊM)
Os derivados de TER: manter,conter,deter, reter, etc. também continuam igual: mantêm, contêm, detêm, retêm.
VIR segue ao TER: vem, vêm (= convir,porvir,advir).

4) Os acentos diferenciais de pêlo, pélo, pára, pólo, pêra, vão embora. Pelo, para, polo, pera. 
Mas o chapéu de PÔDE , do verbo PÔR, continua.

5) O acento agudo dos verbos apaziguar,averiguar, arguir, sumiram. 
     O trema também deu adeus, em todas as palavras habituais, mas a pronúncia continua a mesma.

6) Feiúra perde o grampo. Vira feiura.
     
   1 - Exigem o hífen sempre:
   - os prefixos seguidos de h: anti-higiênico, super-homem, micro-história, extra-humano, co-herdeiro, sobre-humano, ultra-heróico. Exceção: Subumano
  
   - Além, aquém, ex, pós, pré, pró, recém, sem, vice: além-mar, aquém-muros, ex-presidente, pós-graduação, pré-primário, pró-reitor, recém-chegado, sem-terra, vice-presidente.
  
    - Os prefixos terminados em vogal seguidos por palavra começada pela mesma vogal: anti-inflamatório, auto-observação, contra-ataque, micro-ondas, semi-internato. Exceção: co - se junta ao segundo elemento mesmo quando ele começa com o: coordenar, coobrigação.
  
    - O prefixo terminado por consoante seguido de palavra começada pela mesma consoante: hiper-rico, inter-racial, sub-bloco, super-resistente, super-romântico. 

   Sub usa o hífen com palavra iniciada por r : sub-região, sub-raça.
  
  - Os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.

2 - Rejeitam o hífen:
  - Os prefixos terminados em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento: aeroespacial, agroindústria, antieducação, autoescola, coedição, coautor, infraestrutura, plurianual, semiopaco.

  -Nos prefixos terminados em vogal que se juntam a palavras começadas por r e s para manter a pronúncia: antirrábico, antirrugas, antissocial, biorrítmo, contrassenso, infrassom, microssistema, minissaia, neossocialismo, semirrobusto, ultrarrigoroso, ultrassom.

18 comentários:

Renato disse...

Temos que reaprender a escrever o português. Dicionário virou meu livro de cabeceira..rs
bj

Lu Souza Brito disse...

Eu vi o post da Lucia, Isa. Como ela mesma disse, é bom ir nos acostumando. Eu confesso que não assimilei muito ainda não, por pura falta de vontade mesmo. Quando vejo, estou escrevendo vôo e não voo.
Tá na hora né? Já que isso nos foi imposto.
Beijos

Suziley disse...

Bom dia, Isa:
Adorei o conteúdo da sua postagem. Parabéns à Lúcia! É sempre muito bom lembrar, relembrar e estudar a nossa língua portuguesa. Valeu!! Ótima semana, beijos :)

Giuliana: disse...

Oi Isa,

Ótimo post! Esclarecer e instrutivo. Confesso que preciso dar uma estudada na nova ortografia, há algumas coisas que nos confundem muito.

Beijos

Maria Dias disse...

Sinceramente acho um saco este nosso novo Português.Nosso português já era tão complexo e aí alguem chega e resolve confundir tudo novamente...Continuo escrevendo como antes só algumas coisas eu absorvi.Se um dia precisar fazer algum teste ou prova aí sim de verdade será um problema.

beijos

Maria

P.s.Ainda assim obrigada pelas informações.

eder ribeiro disse...

Isa, vou dar para minha filha os meus textos para ela corrigir, fica mais fácil... Rssss. Bjos.

Tati disse...

É Isa, providencial seu post!
Alguns eu já peguei, mas tem muita coisa que ainda preciso me acostumar. É sempre bom ler um pouco mais sobre estas dicas.
Beijos.

Bia Jubiart disse...

Oi Linda!

Já salvando as informações no meu doc. Devo cometer muitos erros...

Ontem, mesmo escrevi um texto mais longo que o habitual para o post hoje, tive que ir em dicionário para algumas dúvidas e depois de tanta revisão, tenho certeza que ainda não está 100%.

Beijoooooooooooo

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Isadora
Valeu pela dica. Acho essa mudança ainda muito confusa, toda hora tenho que consultar o pai/mãe Google rsrsrs
Bjux

Flaviane Koti disse...

Gostei do post, até anotei algumas palavras mais usuais mas confesso que vou cometer muitos erros ainda. É muito detalhe para digerir. Ó gramática complicada.
Bjs e obrigada pelas dicas.

Nilce disse...

Oi Isa

Vai demorar um pouco para nos acostumarmos, mas logo vira rotina.

Bjs no coração!

Nilce

Misturação - Ana Karla disse...

Eu também li o texto na Lúcia e achei muito interessante.
São dicas excelentes.
Xeros

Maria Célia disse...

Olá Isa
Excelente postagem. Esta nova grafia está nos deixando bastante confusas.
Comprei um livrinho com todas as regras e mudanças, que ocorreram na nossa ortografia. Estou sempre consultando-o pra tentar não escrever errado. Algumas palavras estão sendo difíceis acostumar com elas sem acento como, ideia, joia, assembleia.
Bjos

Bordados e Retalhos disse...

Isa querida, saudades de vc. Ano que vem se for ao RJ em janeiro faço questão de encontrá-la nem que seja para rápido café, que não aprecio, ou suco. Adorei esse texto mais que esclarecedor. As vezes fico perdida com a nova ortografia. Bjs

welze disse...

algumas palavras acompanham a minha vida inteira escritas de um jeito e agora se apresentam de outro. é demais para minha cabeça. aos poucos, bem aos poucos acho que me acostumo.

Milkshakedepalavrasdalu disse...

Obrigada Isa. Tb estou feliz d voltar. Mas vcs que me trouxeram d volta, eu sabia q estavam aqui. A sua amizade ja ultrapassou a internet e eu te agradeço por isso.
Bjs! Lu

Macá disse...

Isa
Adoraria ter um português perfeito, mas confesso que ando meio preguiçosa com isso. Procuro escrever de melhor forma possível, mas às vezes, esqueço mesmo. E depois dessas mudanças então?
Mas obrigada por nos lembrar de todas essas regras.
bjs

Daniel Savio disse...

Mesmo sobre novas regras de portugues, ainda se manteem a vontade de se comunicar...

Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.