19 de agosto de 2014

De amor e de outras coisas

Naquele tempo, as horas pareciam não ter pressa e a vida seguia lentamente. Tudo era vivido com a intensidade e medida necessária.
Eduarda estava sentada no degrau da escada e parecia estar no mundo da lua. Olhar perdido e pensamento vagando sabe lá por onde.
Dona Luzia assistia a cena debruçada na janela da casa em frente e tinha um sorriso no rosto. Conhecia Eduarda desde pequena. Quantas vezes, a menina ficara em sua casa enquanto sua mãe saia para resolver alguma coisa no Centro... Tinha perdido as contas.
Conhecia bem a menina e bem sabia o motivo daquele olhar perdido. Eduarda ontem era uma menininha e hoje, era uma moça feita. Tinha completado 17 anos no mês passado. Pai e mãe fizeram uma festa. Festa simples. Um bolinho, brigadeiros e refrigerante para que a data não passasse em branco. A menina pode convidar alguns amigos e entre eles estava Luiz.
Foi no dia da festa que Luiz tomou coragem e na frente de todos pediu Eduarda em namoro, ao pai. O pai já tinha ouvido a mulher contar a história: o menino estava caído de amores pela menina. Era menino direito e respeitador. Estava estudando contabilidade e era certo que logo estaria à frente da mercearia de seu pai. O pai concordou com o namoro, mas com ressalva. O casal podia namorar, mas somente à noite e na casa da menina. O namoro tinha hora para começar e para acabar. Era de 19h30 as 21h00 nem um minuto a mais, nem um minuto a menos e no final de semana podiam se encontrar à tarde.
Um mês depois, o namoro ia de vento em popa e era esse o motivo de a menina estar daquele jeito. Logo Luiz chegaria e a menina estava ali esperando e enquanto esperava ficava perdida entre as lembranças do doce beijo e do entrelaçado das mãos. Podia jurar juradinho que nunca tinha experimentado tamanha felicidade.
Dona Luiza que a tudo assistia já conhecia essa história. Era bater o olho e saber se aquele namoro vingava ou não. Uns diziam até que era bruxa e ela ria do povo. Era bruxa nada, apenas sabia o que era à força de um verdadeiro e duradouro amor.

Nenhum comentário: