4 de dezembro de 2011

A vida começa aos 40?


Não era um dia qualquer era um dia especial: seu aniversário.

Todos os seus aniversários eram especiais, mais aquele era um pouquinho mais. Dali há poucas horas faria quarenta anos. Chegava ao marco? Chegava ao meio de sua trajetória? Talvez faltasse um pouco mais, mas mesmo assim, olhava para a data com curiosidade e entusiasmo.

Ouviu por muitas vezes que a vida mesmo começa aos 40. Será? Pode ser... Ao chegar aos 40 a vida está um tantinho mais estabilizada, os filhos já está mais crescidos, os laços de amizades fortalecidos, o coração mais sereno, pois carrega consigo um amor escolhido e construído (ah os arroubos da paixão... se pudesse dar um conselho diria: não passe pela vida sem viver esse sentimento pelo menos uma vez, mas depois de um tempo pegue a rédea de sua vida e retorne a sua caminhada.), já não topa qualquer coisa, qualquer lugar, pois precisa de um mínimo de conforto, já sabe bem o que quer na vida, o que aceita e o que não aceita, sabe que o que quer depende de si mesma e não espera mais do que os outros podem dar, sabe o que merece ou não seu sacrifício. Vai à luta, encara as batalhas de frente, sabe que nem sempre vai ganhar e aceita as derrotas com dignidade. Entende quem nem tudo o que deseja é o melhor para si e simplesmente aceita. Passa a brigar o mínimo possível, aprende a ceder, lida melhor com o meio-termo. Aprende e aprecia os pequenos gestos, aqueles carregados de significado (um afago em meio ao caos). Vê a beleza na leveza, no equilíbrio e na serenidade. Aceita mais facilmente seus múltiplos papéis de mãe, mulher, esposa, filha, amiga, provedora, mas sabe que o interstício é vital, não dá tanta importância ao que os outros acham, aprende que nem todos serão justos e dignos de sua atenção e separa bem o joio do trigo. Canaliza sua energia para o que vale a pena e não é tudo ou todos que valem sua energia. Aprende a perdoar. Sabe a medida certa de sua cor, sua dor e seu suor.

Olha o passado com carinho, mas mira no presente e escolhe o futuro.

" Estou na fase da loba, me sinto plena de mim. Como um cochicho, a frase chegou aos meus ouvidos, quase um sussurro."

7 comentários:

Denise disse...

Parabéns pelo teu dia, feliz idade nova!!!
Beijos

Lúcia Soares disse...

Lindo texto, Isadora. Muito centrado na realidade. Toda fase da vida é boa, depende de nós. Aí começam as décadas dos "enta". Já passei desta dos 40 e dos 50. Digo a você que não tenho saudade nenhuma de idade nenhuma! O importante é estar bem com a vida, e com saúde.
Muitas felicidades, saúde, paz, amor.
Beijo!

VELOSO disse...

Acredito mesmo que a vida começa aos 40 tô com oito aninhos e muito animado! Tudo de bom em tudo continua com seu talento e sensibilidade de sempre!

Eu disse...

É exatamente assim... Chegamos na fase em que já vivenciamos tantas coisas que agora sabemos o que queremos e o que não queremos mais... Temos o poder da escolha e mesmo que possamos titubear em fazê-las, arcaremos com o que vier.
Que venha a famosa fase da loba... E que possamos ser feliz nela!
Beijos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida

" Das alturas orvalhem os céus,
E as nuvens que chovam justiça,
Que a terra se abra ao amor
E germine o Deus Salvador"...

Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

e então saberás que eu me feri e também me curei."

Tagore
P.S. Feliz níver, amiga!!!

eder ribeiro disse...

Quer dizer que vc tá engatinhando, garanto vai aprender tantas coisas que vai esquecer os quarenta passados. Aproveito para lhe desejar um Natal de paz junto aos seus. Bjos.

Unknown disse...

Isa, linda!
Quero aproveitar hoje para desejar-lhe um Natal lindo e cheio de paz, harmonia, ternura e muito amor...
Que no ano novo que se inicia possamos continuar a partilhar idéias e ideais...
Obrigada por continuar a fazer parte de minha vida...
Beijos, flores e muitos sorrisos!