Ultimamente tenho me sentido assim...meio revolucionária, querendo subverter a ordem. É bem provável que esse sentimento existente, mas há muito adormecido, esteja aflorando devido, aos amigos ,que por aqui se manifestam, mostram sua indignação com as coisas e com as atitudes.
Semana passada dois posts chamaram a atenção: da Macá, blog Agenda Ilustrada e da Tati, blog Perguntas em Respostas (inclusive, o selinho acima foi criado pela Tati). O da Tati puxado pelo da Macá que falava sobre a Resolução 23.191/2009, especificamente o artigo 28.
CAPÍTULO VI
Art. 28. A partir de 1º de julho de 2010, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário (Lei nº 9.504/97, art. 45, I a VI):
II – usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação, bem como produzir ou veicular programa com esse efeito;
V – veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
§ 2º Entende-se por trucagem todo e qualquer efeito realizado em áudio ou vídeo que degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação, ou que desvirtuar a realidade e beneficiar ou prejudicar qualquer candidato, partido político ou coligação (Lei nº 9.504/97, art. 45, § 4º).
§ 3º Entende-se por montagem toda e qualquer junção de registros de áudio ou vídeo que degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação, ou que desvirtuar a realidade e beneficiar ou prejudicar qualquer candidato, partido político ou coligação (Lei nº 9.504/97, art. 45, § 5º).
Isso é censura e fere a Constituição Nacional.
A nossa atual Constituição Federal regula a liberdade de expressão e informação nos arts. 5° e 220. As principais disposições normativas são:
Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§1° - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;
§2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Qual a nossa proposta para que isso não circule apenas por aqui?
Postar no twitter de cada um dos candidados à Presidência da República várias vezes, durante alguns dias, o seguinte texto (contém menos de 140 caracteres), sem ofensas, pois não é a intenção:
"Censura Nuca Mais! Somos contra o artigo 28 da resolução 23.191/2009. A Constituição garante liberdade de expressão e imprensa."
Os endereços no Twitter são:
Serra: @joseserra_
Dilma: @dilmabr
Marina: @silva_marina
Quem sabe se conseguirmos um número razoável de pessoas fazendo o mesmo tweet ,várias vezes, a voz pequena, se transforme em grito de alerta. Um grito que não quer nunca mais calar.
Podemos começar hoje!
35 comentários:
Pois é Isa querida.
O que esta havendo com o mundo?
Ele RE-gride a cada dia.
Querem nos calar novamente, e isso realmente é ridiculo demais.
Censura? NUNCAAAAAAAAAAAA MAIS!
Aderi.
Beijo de bom dia!
É isso aí, falamos tantos em revolução, modernidade, livre arbitrío, mas na realidade querem nos calar... não vamos permitir!!
beijos
Olá Isa,
Há que se dizer que Censura sempre esteve presente, mais sútil, as vezes velada. Indignar-se com a presença dela é a última forma de lutar. Parabéns.
Boa semana com muitas bençãos.
Beijo pra vc.
Isadora, acaba sendo algo complicado, pois apesar de ser uma sensura, também seria calunia difamar uma candidato (a menos que demonstre provas do que se fala)...
Fique com Deus, menina Isadora.
Um abraço.
Daniel concordo com a sua colocação e a ideia não é termos dois pesos e duas medidas. A questão é que programas humorístico, por exemplo, não podem fazer "piada" sobre e com os candidatos. Isso é censura.
Um beijo
Obrigada a todos que estão se manifestando por aqui. Eu já fiz os meus tweets!
Isa,
Vou fazer minha postagem hoje à tarde, e tuitarei também. Já estava seguindo os três, desde nossa conversa (e aula ilustrada... hehehe). Agora passarei lá para tuitar. Se eu me atrapalhar, te grito, ok?
Beijos.
Sabe, eu não gosto mt de falar de politica...mas acho que o que deveria ser censurado mesmo é a mentira que esses canditados prometem em troca de votos.. chega a ser ridículo!
Beijos Isa.
Quem diria que íamos viver isso novamente, governantes querendo calar a voz do povo;...
é uma pena que o mundo se torna globalizado, há a revolução da tecnologia, e pessoas de mentes tacanhas ainda querem calar a voz daqueles que ousam se levantarem contras as barbaridades dos homens que ´detém o poder...
beijos meus!
...passando por aqui, beijo, beijo!!!! ;)
Oi, Isa
Também estou estupefada com tudo isso.
Ridículo!
Vamos à luta!
Bjs no coração!
Nilce
Nunca mais,,,viva o direito de expressaõ...beijos de linda semana.
Tudo isso é política, política entre os grupos, pois a concessão da comunicação está atrelada ao poder. E a sutil diferença que há entre político e ladrão, é que o político você escolhe, enquanto o ladrão escolhe você!
Coragem!!! rsr
Oi, Isadora!
Essa resolução nos causa repugnância e indignação. Que possamos, cada um de nós, fazer nossa parte, no combate a estes desmandos.
Agradeço-lhe pelas visitas, e pelos comentários.
Beijos
Socorro Melo
Oi querida
Que este espírito de luta contamine. Somos muito pacíficos. A ideía é boa.
Aproveito para agradecer sua visita carinhosa e atenciosa no meu blog. Vc sempre contribui com seus comentários inteligentes.
bjs
Olá querida Isadora, estamos juntos, censura? Nem pensar! Você não está subvertendo a ordem. Precisamos, com urgência, acabar é com a desordem.Parabéns.
forte abraço
C@urosa
Deveriam censurar a desonestidade e a corrupção desses politicos safados...
Um absurdo a censura. bela campanha.
Bjos achocolatados
A censura me apavora, e ela anda nos rondando.
Podes deixar irei participar tb.
vou procurar o link do teu tt para te seguir.
eu já te sigo no tt.
Façamos então a diferença que queremos ver neste mundo..mesmo que seja só um pouquinho...
beijos e ótima semana!
Bia
Oi Isadora
Mais uma que como carneirinhos que somos pode realmente acontecer.
É uma boa medida usar o twitter que é uma força com boa visibilidade.
preciso aprender usar primeiro rsrs
falta tempo também, mas vou tentar de novo rs
beijinhos
Querida Isa,
Estamos juntos nesta e já estou colocando lá no meu blog o selinho, mas não sei e nem tenho twitter.
Por enquanto ficarei a nível de blogosfera que já acho também um canal bastante forte e expansivo.
Vamo lá!
beijinhos cariocas
Oi Isa,
Também postei dias atrás sobre o mesmo assunto e sobre a minha indignação com o assunto.
Acredito sim, que nossas atitudes, postando e divulgando podem fazer diferença.
Beijos
Como você está politizada heim!
Concordo que a censura é a mostra do atraso e degradação de uma sociedade.
Mas você acha que a censura é só a que esta na proibição de publicações? Ledo engano!
O preconceito é a forma mais velada de censura. Porque a voz da "vitima" dos menos afortunados é sempre abafada pelos censuradores.
bjs
Olá Isadora! Muito bem abordado. Eu passei a minha juventude tendo que esconder livros proibidos e sei um pouco o que seja isso. É uma pena que valores intrínsecos (e para a esmagadora maioria abstratos) como liberdade, democracia não seja elevados à categoria de fundamentais no dia-a-dia . Se proibirem de ir ao shopping, por exemplo, faz-se uma revolução. Censura nunca mais. Todo o meu apoio. Abraço grande. paz e bem.
Censura nunca mais??
Vou no acompanhamento do blog e lá vejo a nova postagem da Isa, e ao busca-la, cadê? Cadê a postagem sobre a inveja? Cadê ela?
Falando sobre inveja, penso que deve ser coisa de pobre. Estão insinuando um tal pic-nic das burguesas no Rio de Janeiro.
Será que sou burguês?
Bjo.
Beijo carinhoso de bom dia pra ti querida....
Olá Isadora
Estou indignado tanto quanto vocês. Até quando vamos aguentar as coisas pacificamente? Já passou da hora do povo brasileiro reagir a esses desmandos políticos.
Beijos
Oi Isadora, já estou pegando o selo e levando! Não tenho twiter, mas o selo vai ficar lá no blog! Bjs.
Olá!
Pensou que havíamos nos esquecido de você?
Nada disso... Por isso, estamos aqui outra vez!
Viemos convidá-lo para ver como ficou a nossa interação na construção de um poema com o nosso grande e imortal poeta, Vinícius de Moraes.
Estamos ansiosos para saber o que você achou do poema.
Receba o nosso abraço carinhoso
Isa, uma palhaçada essa lei né? Ontem estva vendo o CQC e o Marco Luque falou assim: vamos combinar, a gente deixa de fazer piada com os políticos e eles deixam de fazer a gente de palhaço. Rsrsrs. Na hora lembrei de vc e da Tati. Mas querida, infelizmente o asalto aqui teve uma vítima fatal. Bjs
Não vamos nos calar!
Cala a boca já morreu!
Boa tarde amiga.
Xeros
Isa
Tenho andado tão ocupada (estou mudando o escritório)numa correria louca e nem tinha visto esse negócio do selinho, do twitter.
Vou já twittar e levar o selinho para o meu blog, ok?
Desculpe não ter passado aqui antes.
beijos
Precisamos. Porque a ditadura ainda pe um fantasma muito recente que nos asssola o inconsciente coletivo brasileiro. Temos que lutar mesmo!
Estou com vocês e não abro.
A Constituição garante liberdade de expressão e imprensa."
e é PARA SER RESPEITADA !!!!
Ainda não fui visitar a Tati e colocar o papo em dia, mas parabenizo esse tipo de ação e cabe a cada um de nós como cidadãos exigir pelos nossos direitos.
Estou levando o selinho para postar na M@myrene
Beijos
Ai eu concordo Isadora com o teu argumento...
Fique com Deus, menina.
Um abraço.
Postar um comentário